Agricultura: Esalq faz homenagem aos 115 anos da Secretaria

Cerimônia acontece neste sábado a partir das 9h30 no encerramento da 49ª Semana Agronômica Luiz de Queiroz

sex, 13/10/2006 - 17h38 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebe as homenagens da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz pelos 115 anos comemorados este ano. A cerimônia acontece neste sábado (14/10) a partir das 9h30 no encerramento da 49ª Semana Agronômica Luiz de Queiroz. O secretário de agricultura, Alberto Macedo, recebe as homenagens da diretoria da Esalq.

A Secretaria de Agricultura, Commercio e Obras Públicas foi criada em 11 de março de 1891 pela Lei 15, que fixava receita e orçava despesas do estado para o exercício de 1892. Em seu artigo 4º destinou recursos para a Secretaria. A partir disto, a história da Esalq também se inicia, pois a mesma nasceu vinculada a esta Secretaria e assim permaneceu subordinada até 1934, quando pelo decreto 6.606 de 16 de agosto daquele ano a Escola foi transferida para a Secretaria da Educação e Saúde Pública, sendo incorporada à Universidade de São Paulo – USP.

Criada pelo decreto nº 882 de 18 de março de 1901, o estabelecimento já existente que era composto por 10 estações agronômicas e campos de experiência instalados na Fazenda São João da Montanha passou a chamar-se Escola Agrícola Prática Luiz de Queiroz, em homenagem ao falecido doador da Fazenda.

Durante toda a história, Secretaria e Esalq têm trabalhado juntas no desenvolvimento de tecnologia para a agricultura brasileira. As áreas de atuação vão desde novas variedades agrícolas, processamento de alimentos, análises químicas e atuações em novas áreas como biocombustíveis e alternativas energéticas.

O Secretário Alberto Macedo já havia transferido seu gabinete na segunda-feira (09/10) para a Esalq, marcando o início da Semana Agronômica.

Serviço:
Encerramento da 49ª Semana Luiz de Queiroz
Dia 14 de outubro às 9h30
Local: Diretoria da Esalq
Avenida Pádua Dias, 11 – Piracicaba/SP

Da Secretaria da Agricultura