Agricultura: Encontro debate vantagens da mamona na produção do biodiesel

Será nesta quinta-feira, 13 de abril, em Pindorama

qui, 13/04/2006 - 8h59 | Do Portal do Governo

O Pólo Regional do Centro Norte, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza nesta quinta-feira (13/04), no município de Pindorama, o Dia de Campo sobre o “Manejo de Cultura da Mamona na Safrinha”. O evento, organizado por pesquisadores científicos da unidade, tem por objetivo debater a situação do mercado da mamona e de biodiesel nos dias de hoje, os preços internacionais da cultura, a situação da produção no Estado de São Paulo e no Brasil, além de apresentar os produtos que se pode extrair do óleo de mamona, demonstrando a utilidade da cultura para comercialização.

De acordo com os organizadores, estão programadas palestras sobre diversos temas. Entre eles as diretrizes do Plano Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), implantado pelo Governo Federal, que quer alavancar a produção de biodiesel em todo o País.

O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) quer implementar, de forma sustentável, técnica e econômica, a produção e uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda. O Governo Federal tem dado incentivo fiscal para pequenos produtores da região Nordeste.

A mamona é uma planta que vegeta bem nas regiões tropicais, sendo, portanto, cultura oleaginosa de clima quente e úmido. A mamona possui cerca de 40 a 48% de óleo e além de produzir o biodiesel, produz também óleos lubrificantes, e é muito útil na indústria de cosméticos, vernizes e tintas. Uma grande vantagem do biodiesel produzido através do óleo de mamona é a emissão de CO2 por parte dos carros na atmosfera e que é absorvido pelas plantas, por isso ele é uma fonte renovável.

Serviço:

“Manejo de Cultura da Mamona na Safrinha”

Dia 13 de abril – quinta-feira – 8h30

Pólo Regional do Centro Norte – Pindorama

polocentronorte@aptaregional.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

C.C.