Agricultura: Encontro de Suinocultores em Itapeva apresenta novidades tecnológicas para o setor

Evento vai proporcionar aos participantes a difusão de tecnologias desenvolvidas na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva

qua, 25/10/2006 - 17h38 | Do Portal do Governo

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, participa na próxima terça-feira, dia 31, do XVIII Encontro dos Suinocultores do Sudoeste Paulista, que acontece na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo. Além do encontro, a unidade comemora 50 anos de fundação com um diferencial, pois é a única unidade de pesquisa sustentável, exclusiva em suínos da Secretaria, com mínimo impacto ambiental.

O evento vai proporcionar aos participantes a difusão de tecnologias desenvolvidas na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva, além de fazer um diagnóstico da real demanda de pesquisas na área de suinocultura, apontada pelos criadores.

Atualmente são realizadas pesquisas de interesse produtivo oriundas de demandas de geração e desenvolvimento de tecnologias nas áreas de manejo; alimentação e nutrição; melhoramento de suínos e tecnologia ambiental, visando alternativas de produção que garantam a produtividade com mínimo impacto ambiental.

Os participantes poderão acompanhar as palestras durante todo o dia, além de poder visitar as áreas de campos demonstrativos, nos quais serão apresentados projetos de pesquisa, tecnologia ambiental e equipamentos utilizados.

50 anos de pesquisa

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva existe desde 1941, quando funcionava o antigo Posto de Monta, que era utilizado para melhorar o rebanho de várias espécies animais na região. Em 1956 a unidade torna-se Posto de Suinocultura do Instituto de Zootecnia, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e passa a desenvolver trabalhos de pesquisa com suínos, sendo a única unidade em todo o Estado de São Paulo que realiza estudos exclusivamente sobre o tema.

Em 2002 a unidade é transferida para a administração da Apta Regional, vinculado à SAA, que está dividida em 34 Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento em todo o Estado de São Paulo e atende a demanda regional da pesquisa científica agropecuária dos milhares de pequenos e médios produtores rurais paulistas.

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva pertence ao Pólo Regional do Sudoeste Paulista, que tem sua sede em Capão Bonito, e atende os produtores rurais de 29 municípios da região, garantindo a transferência de tecnologia para o homem do campo.

Serviço:

XVIII Encontro dos Suinocultores do Sudoeste Paulista

Dia 31 de outubro – terça-feira – 8 horas

Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva

Rodovia Francisco Alves Negrão, Km 286 – Itapeva

Fone: (15) 3522-0047 / 3521-2384

upditapeva@aptaregional.sp.gov.br

Da Assessoria de Comunicação da Apta Regional

C.M.