Agricultura: Dia de Campo terá como tema qualidade do leite no Vale do Ribeira

Evento será realizado no próximo dia 18

seg, 17/04/2006 - 9h35 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Pólo Regional do Vale do Ribeira, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam na próxima terça-feira (18/04) no município de Barra do Turvo, um dia de campo sobre “Qualidade do Leite”. O evento, que contará com palestras e demonstrações, objetiva apresentar aos pecuaristas do Vale as técnicas necessárias a uma boa ordenha, processo fundamental para garantir a qualidade do produto final e o aumento da produção leiteira nas propriedades.

Segundo o pesquisador científico do Pólo, Roberto Hauck Reichert, para a obtenção de um leite de excelente qualidade, o processo de ordenha deve durar exatamente cinco minutos e não pode ser interrompido, pois os hormônios que provocam a evacuação do leite possuem pouco tempo de vida. “Para uma boa ordenha é necessário que o produtor tenha uma série de cuidados. Durante o processo, por exemplo, a fêmea não pode se assustar, pois sempre há o risco de contaminação do leite com a liberação de um hormônio prejudicial ao produto final”, afirma.

De acordo com Reichert existem dois tipos de ordenha, a manual e a mecânica. Na primeira o leite sai do animal, vai para o balde e depois para um tanque de expansão, onde fica refrigerado e em processo de circulação, para que mantenha suas propriedades. Já na ordenha mecânica, o leite, extraído por um sistema de sucção, é transportado através de uma tubulação de vácuo, e direcionados à recipientes de receptação.

“Um animal saudável produz em média 5 litros de leite por dia, mas há vacas que produzem por dez meses consecutivos, ou seja, 300 dias por ano, e aproximadamente 14 mil quilos de leite. Por se tratar de uma mistura de proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e água, o leite e é um alimento altamente perecível e que depende de altos custos para sua conservação depois de produzido. Por essa razão o produtor deve estar sempre atento aos novos métodos de conservação” explica o pesquisador.

Serviço:

“Dia de Campo – Qualidade do Leite”

Dia 18 de abril – terça-feira – 8h30

Pólo Regional do Vale do Ribeira

Município Barra do Turvo

polovaledoribeira@aptaregional.sp.gov.br

Assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura

J.C.