Agricultura destaca a importância da alimentação saudável

Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação

ter, 13/10/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove a partir desta terça-feira, 13, a sua 16ª Semana da Alimentação. O evento conta com uma série de atividades que vão conscientizar sobre a importância da segurança alimentar e nutricional. O objetivo é enfatizar o valor de atitudes saudáveis e conscientes em benefício da qualidade de vida. 

Na sexta-feira, 16, a sede da Secretaria será palco para a divulgação da campanha A Hora da Fruta e do lançamento do novo livro Alimentação Saudável, desenvolvido pelo Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Pasta (Codeagro). 

“Além de incentivar hábitos mais sadios, a iniciativa vem ao encontro das necessidades do agricultor, já que as frutas, legumes e verduras figuram como importantes alternativas para diversificar a produção. Com mais consumo, o produtor também se sente motivado em investir mais nessas opções”, afirma o secretário de Agricultura, João Sampaio, que estará presente na abertura do evento. 

Nessa data, também será ministrada uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Cyro Abumussi, da Fazenda Ituaú, com o tema “A importância das cores e sabores na formação de hábitos alimentares saudáveis”. Abumussi produz vegetais em miniatura, que chamam a atenção, principalmente das crianças, facilitando a educação nutricional.  

A campanha 

A campanha A Hora da Fruta vai incentivar a população a ingerir alimentos práticos, nutritivos e baratos, que além de serem saborosos, contribuem para a prevenção de doenças. “A recomendação é de que as frutas sejam consumidas ao menos três vezes ao dia. Elas podem ser facilmente adquiridas e levadas nas bolsas e mochilas, por exemplo. A adoção de hábitos alimentares saudáveis, além de promover a saúde, melhora a qualidade de vida da população”, ensina a nutricionista e diretora técnica do Cesans, Milene Massaro Raimundo. No evento serão distribuídos fôlderes sobre a campanha, que contêm, dentre outras informações, uma tabela com informações sobre os produtos de cada época. 

O livro 

O livro Alimentação Saudável orienta sobre a importância de uma refeição equilibrada e nutritiva para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. A publicação mostra também a necessidade de uma alimentação variada, rica em legumes, frutas e verduras – ao invés de produtos calóricos, ricos em sal ou com grande quantidade de açúcar. O livro traz ainda dicas de higienização e de preservação dos nutrientes durante o cozimento, e receitas desenvolvidas e testadas na cozinha experimental do Cesans. Ele está disponível para download no site www.codeagro.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento