Agricultura: Curso sobre plantas medicinais, aromáticas é realizado em Pindamonhangaba

Curso está sendo realizado nesta quarta-feira

qua, 08/02/2006 - 18h35 | Do Portal do Governo

O Pólo Regional do Vale do Paraíba, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza nesta quarta-feira, dia  8, no município de Pindamonhangaba, o curso sobre Sistemas de Cultivo Orgânico-Natural de Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares. O evento, direcionado a produtores rurais, terapeutas, profissionais da área agronômica e de saúde, empresários e consumidores, tem como objetivo difundir as pesquisas desenvolvidas no setor agronômico do Pólo Regional e região, oferecendo suporte técnico aos produtores.

Segundo os organizadores do curso, este é o primeiro evento sobre o tema que acontece no Pólo Regional, mas a idéia é organizar outra série de atividades sobre o assunto.

Para a pesquisadora científica, Sandra Maria Pereira da Silva, a produção destes tipos de plantas tornou-se uma alternativa de geração de renda, principalmente, para o segmento da agricultura familiar e pequenos produtores rurais. “A região do Vale do Paraíba apresenta condições edafoclimáticas, ou seja, de clima e solo favoráveis ao desenvolvimento de diferentes culturas de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, que podem ser produzidas tanto para o uso familiar quanto para fins comerciais”, afirma.

De acordo com os pesquisadores da unidade, entre as plantas medicinais, aromáticas e condimentares há uma variedade muito grande de espécies, com sistemas de cultivo bem estabelecidos e espécies nativas, muitas em fase de pesquisa sobre sistemas de cultivo eficientes, tais como erva-baleeira, fáfia, carqueja, macela, espinheira-santa , gengibre, coentro do norte, entre outras.

Segundo Sandra Maria Pereira da Silva, o cultivo destas plantas medicinais, aromáticas e condimentares é atrai cada vez mais a atenção dos pequenos produtores. “Entre as vantagens em cultivar essas espécies está a possibilidade de novas opções de cultivos para regiões carentes, a exploração em pequenas propriedades e a organização da produção e comercialização” explica a pesquisadora.

Serviço:

Curso: Sistemas de Cultivo Orgânico-Natural de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

Pólo Regional do Vale do Paraíba

Av. Antônio Pinehiro Júnior, s/nº – Ponte Alta (Km 97,5 da Rodovia Presidente Dutra) Pindamonhangaba/SP

Fone: (12)3642-1823 

Assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura

C.A.