Agricultura: Curso credencia técnicos para emissão de Certificado Fitossanitário de citros

Será realizado nos dias 20 e 21 de agosto

qua, 14/06/2006 - 16h35 | Do Portal do Governo

 A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, encerra nesta sexta-feira (16/06) as inscrições para o curso para credenciamento de engenheiros agrônomos da iniciativa privada, cooperativas e associações do Estado para a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) dos citros. O curso, que contará com a participação de técnicos e especialistas do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria, será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, na sede do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”, no município de Cordeirópolis e tem por objetivo ampliar a capacidade do sistema de vigilância fitossanitária e o atendimento ao produtor paulista.

De acordo com a coordenadoria, durante os dias do curso, serão abordados temas como: legislação fitossanitária e emissão de CFO, sistema nacional de proteção fitossanitária, agrotóxicos/legislação, certificação e rastreabilidade, cadastro de viveiro de mudas, epidemiologia do cancro cítrico, greening, mosca das frutas, verrugose, mancha preta dos citros, gomose e morte súbita. O CFO é o documento que garante a certificação de origem, para que o produtor possa retirar a permissão de trânsito e transportar seus produtos para outros estados e para a exportação.

Segundo Mário Sérgio Tomazela, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da CDA, o curso é também de interesse dos responsáveis técnicos dos viveiros, principalmente em relação à clorose variegada dos citros (CVC), greening e morte súbita. “O investimento em defesa significa a manutenção do patrimônio do citricultor e da competitividade do produto de São Paulo no cenário nacional e internacional por estarmos falando da maior citricultura a nível mundial”, afirma.

Serviço

Curso para Credenciamento para a Emissão de CFO dos Citros.

Centro de Citricultura “Sílvio Moreira” – Rodovia Anhanguera, Km 158, Cordeirópolis/SP

Informações: – www.cda.sp.gov.br (19) 3241-4700