Agricultura: Curso auxilia criadores de búfalos do Vale do Ribeira

Evento segue até 29 de março, no Pólo Regional do Vale do Ribeira – Pariquera-Açú

ter, 28/03/2006 - 12h39 | Do Portal do Governo

O Polo Regional do Vale do Ribeira, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza desde segunda-feira (27/03) um curso sobre Inseminação Artificial em Búfalos. O objetivo do evento é orientar os criadores quanto às técnicas e a utilização do programa de inseminação artificial em tempo fixo, que possibilita que as búfalas se reproduzam o ano inteiro, aumentando a lucratividade dos produtores.

Segundo o pesquisador científico Roberto Hauck Reichert, sem a técnica, as parições desses animais acontecem 80% entre fevereiro e abril e apenas 20% nos outros meses do ano. “A região do Vale do Ribeira concentra 25% do rebanho de bubalinos no Estado de São Paulo, e o curso de inseminação artificial é justamente para difundir as novas técnicas que barateiam o processo, que ainda é novidade no país”, afirma o pesquisador, explicando que a média de inseminação artificial na região é de 400 animais por ano, mas que a tendência é aumentar gradativamente, já que a técnica é utilizada pelos produtores desde a década de 90.

Os búfalos são animais domésticos utilizados para a produção de carne e leite destinados ao consumo humano, além de serem algumas vezes aproveitados como força de trabalho no campo. Possuem temperamento bastante dócil, o que facilita sua criação e manejo, e são muito rústicos, adaptando-se bem às mais variadas condições ambientais.

O curso, tradicional desde 1990, é reconhecido internacionalmente e segundo o pesquisador científico é o único evento na região Sudeste e um dos pioneiros no Brasil. Nas edições anteriores o curso recebeu criadores de todo o País, alem de produtores argentinos que se interessaram pelo tema.

Serviço

Curso: “Inseminação Artificial – Búfalos”

Dias 27 a 29 de março – segunda, terça e quarta-feira – 8 horas

Pólo Regional do Vale do Ribeira – Pariquera-Açú

Mais informações, polovaledoribeira@aptaregional.sp.gov.br

Secretaria da Agricultura e Abastecimento