Agricultura: Crianças do meio rural aprendem com a natureza

Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas atende 470 municípios de São Paulo

qua, 11/01/2006 - 10h30 | Do Portal do Governo

Presente em 470 municípios de São Paulo, o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem promovido uma verdadeira transformação na agricultura familiar paulista. Seguindo na linha do desenvolvimento sustentável , com a implantação de sistemas de produção que viabilizam e fortalecem o trabalho na pequena propriedade, o programa apoia produtores em 772 microbacias e já beneficiou mais de 55 mil agricultores através de subvenções econômicas, doação de mudas, repasse de máquinas de plantio direto e assistência técnica na atividade produtiva e na formação de associações. Além deste conjunto de ações, o programa de Microbacias desenvolve um projeto que auxilia alunos do quarto ano do Ensino Fundamental a compreender toda a importância da produção sustentável e do respeito ao meio ambiente. É o Aprendendo com a Natureza.

O Projeto, que em 2005 envolveu 413 municípios, 1.367 escolas, 3.145 classes e 86.500 alunos, é visto como peça fundamental para a manutenção dos conceitos e do trabalho desenvolvido com os produtores após a implantação do Programa. A Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, concede livros didáticos utilizados para trabalhar o conteúdo de Ciências durante todo o ano letivo, realiza capacitações regionais direcionadas a professores e coordenadores pedagógicos, além de promover ações conjuntas entre técnicos das Casas da Agricultura e Escolas.

Segundo Nirio Antônio Berndt, Diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Ourinhos, depois de um preparo os resultados positivos começaram a aparecer. “Foi plantada uma semente que agora está frutificando. Todos os envolvidos se engajaram, foram reciclados e mudaram seus conceitos. Hoje somos agentes disseminadores do controle ecológico”, comemora o diretor, lembrando que na região, que envolve as diretorias de ensino de Ourinhos e Piraju, o projeto é desenvolvido desde 2003.

De acordo com o coordenador da CATI, José Carlos Rossetti, além do conhecimento transmitido nas salas de aula, o Aprendendo com a Natureza proporciona um contato mais próximo das crianças com as práticas passadas aos agricultores da região. “O conteúdo oferecido nas escolas é também demonstrado aos alunos através das visitas às Microbacias, que são agendadas de acordo com o calendário escolar. Durante o passeio, os alunos aprendem lições importantes, verificam o funcionamento de uma microbacia e assistem palestras elaboradas por nossos técnicos especialmente para eles” explica.