Agricultura: Criado Pólo de Desenvolvimento do Agronegócio do Pescado Marinho

nd

qua, 27/09/2000 - 16h25 | Do Portal do Governo

Por meio do Decreto 45.226, o governador Mário Covas criou o Pólo Especializado de Desenvolvimento Tecnológico do Agronegócio do Pescado Marinho, subordinado ao Instituto de Pesca, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Com sede em Santos, o Pólo do Pescado terá bases em Cananéia, litoral sul, e Ubatuba, litoral norte.

Ao destacar a importância da criação do Pólo do Pescado Marinho, o secretário de Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, afirmou ser esta uma iniciativa pioneira que abrangerá toda a cadeia produtiva do setor, de pescadores e processadores até armadores e comerciantes. Visa recuperar a importância da região para a produção pesqueira. Disse ainda que, depois do turismo, a cadeia produtiva do pescado é o setor mais significativo gerador de emprego do litoral paulista, que envolve mais de 150 mil pessoas, direta ou indiretamente.

A idéia básica é capacitar profissionalmente empresas públicas e privadas para o desenvolvimento do setor, com o aproveitamento integral da matéria-prima e máxima agregação de valor, ampliando as oportunidades de trabalho e renda, respeitando a sustentabilidade ambiental. O fortalecimento da atividade familiar e a preservação dos pescadores de costa também fazem parte das finalidades do Pólo do Pescado.