Agricultura: Criação de trutas exige monitoramento sanitário

Criadores precisam manter uma exploração racional dos recursos hídricos com a otimização das instalações e o manejo adequado

sáb, 14/10/2006 - 17h43 | Do Portal do Governo

Por apresentar carne de boa qualidade e de elevado valor comercial, além de suas excelentes características para criação, a truta é um dos salmonídeos mais cultivados no mundo. No entanto, esse peixe necessita de condições especiais, obrigando os criadores a manter uma exploração racional dos recursos hídricos com a otimização das instalações e o manejo adequado. É o que revela estudo realizado pelo Instituto de Pesca, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São paulo

Segundo o pesquisador responsável pelo Estudo, Carlos Massatoshi Ishikawa, em relação a manejos, o sanitário é de fundamental importância, pois as doenças, incluindo as bacterianas, comprometem o crescimento da produção, causando perda econômica.

Recentemente, o Instituto de Pesca e , através da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Campos do Jordão, também da Secretaria, realizaram uma pesquisa, em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), para conhecer a ocorrência de bactérias causadoras de doenças em trutas criadas nas Serras da Mantiqueira e do Mar, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para tanto, colheram-se amostras de fígado, baço e rim de seis peixes de cada uma das 40 propriedades visitadas.

Após a identificação, colônias bacterianas foram divididas em grupos, revelando-se a presença de bactérias com patogenia indefinida para trutas em 42,50% das propriedades, de bactérias oportunistas em 27,50%, de Pseudomonas em 20% e de Aeromonas em 2,50%. Um outro grupo, com presença em 62,50% das propriedades, foi formado com qualquer tipo de bactéria Gram negativa, com o intuito de avaliar a condição da truticultura quanto à presença de peixes portadores de bactérias.

Mais Informações – www.pesca.sp.gov.br

  Da Secretaria da Agricultura