Agricultura: Convênio de R$ 1,1 milhão para as regiões de Franca e Ribeirão Preto

Evento será nesta quinta-feira, dia 27, às 11 horas

qui, 27/04/2006 - 10h29 | Do Portal do Governo

O Programa SAI – Sistema Agroindustrial Integral – que transforma pequenos produtores em empreendedores, está presente nos 645 municípios do estado de São Paulo. Na região de Franca, são beneficiados os produtores de 19 municípios. A cerimônia de renovação do convênio com a presença do secretário de agricultura e abastecimento, Alberto José Macedo Filho, e o superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, acontece nesta quinta-feira (27/04), a partir das 11h, em Franca.

Em Ribeirão Preto, às 15h, o convênio no valor de R$ 745 mil beneficia produtores de 27 municípios, são eles: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales de Oliveira, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antonio da Alegria e Vista Alegre do Alto. Para Franca, são os municípios de Aramina, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Jeriquara, Igarapava, Itirapuã, Ituverava, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

O convênio de 1 ano permite o desenvolvimento de atividades de assistência técnica, cursos, seminários e dias de campo para orientação de produtores rurais nestes 41 municípios. O objetivo é oferecer instrumentos aos agricultores para transformá-los em empreendedores rurais, agregando valor aos seus produtos agrícolas. O trabalho é realizado de forma conjunta pelos técnicos do Sebrae, dentro do SAI, e o corpo técnico da Secretaria, através dos escritórios regionais e casas de agricultura. “São inúmeros casos de produtores que criaram a sua própria agroindústria em cooperativas e que hoje, alcançam uma renda maior”, afirma o secretário Macedo.