Agricultura: Cerimônia marca início da colheita de café no Estado

Será nesta quarta-feira, dia 14

seg, 12/06/2006 - 17h26 | Do Portal do Governo

Em uma das últimas áreas com café da capital, pertencente ao Instituto Biológico e próximo ao Parque do Ibirapuera, a Secretaria de Agricultura e a Câmara Setorial do Café do Estado abrem, na quarta-feira, a Campanha Sabor da Colheita 2006

A metrópole que não pára vai viver um momento da tranqüilidade típico da área rural. Será na quarta-feira, das 9h30 às 11h00, no cafezal do Instituto Biológico, localizado na Vila Mariana, próximo à Av. 23 de Maio e ao Parque do Ibirapuera. É lá que será lançada a campanha Sabor da Colheita do Café 2006, em cerimônia que contará com a presença do secretário da Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, da primeira-dama do Estado, Renea Lembo, e do presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz, além de representantes de todo o agronegócio, entre produtores, cooperativas, associações, sindicatos, industriais e supermercadistas.

Com todo o aparato necessário à colheita, como óculos de proteção, luvas, chapéu, avental, peneiras e balaios, autoridades e convidados farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem amadurecidos, que resultam em melhor qualidade. A safra do Instituto Biológico – 1.305 pés de café arábica, plantados em uma área de 10 mil m2 – deverá render 8 sacas, cerca de 500 kg, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, presidido por Renea Lembo.

O “trabalho no campo” vai ser recompensado por um serviço especial de café que será servido por baristas – os especialistas em fazer cafés “espresso” e drinques com café – da equipe do Centro de Preparação de Café do Sindicafé – São Paulo. “Vamos comemorar o início da colheita, desde o grão até a xícara”, diz Eduardo Carvalhaes, coordenador do Concurso Estadual de Qualidade da Câmara Setorial do Café.

Durante o evento serão também apresentadas as ações programadas pela Secretaria da Agricultura e pela Câmara Setorial para todo o período da colheita, que prossegue até agosto. Além de palestras técnicas sobre manejo, armazenamento e secagem do grão, os cafeicultores recebem, durante esses meses, assistência e orientação dos técnicos da Secretaria, de cooperativas e sindicatos, para que produzam cada vez mais um café de melhor qualidade.

Safra 2006/07

Reunindo as indústrias líderes do setor de torrefação, o Estado de São Paulo responde por 43% da produção nacional de café torrado e moído, ou, por 6,7 milhões de sacas do total industrializado em 2005, de 15,54 milhões de sacas.  

Segundo maior produtor de café arábica, e em terceira posição no ranking nacional quando se considera o plantio de conillon, São Paulo deverá colher na safra 2006/07, de acordo com a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, que faz esses levantamentos oficiais, 4,41 milhões de sacas (10,8% da produção nacional), um crescimento de 36,7% sobre a safra 2005/06, de 3,22 milhões de sacas. Esse aumento foi propiciado tanto pelas condições favoráveis de clima quanto devido à bianualidade característica da lavoura, com um ano de maior colheita seguido de outro de menor produção. A produtividade média esperada é de 21,59 sacas por hectare, superior em 48,1%, ou 7,01 sacas/ha da safra anterior.

O Cafezal do Biológico

O Instituto Biológico, um dos maiores centros de investigação, estudo e pesquisas de pragas e doenças e de produção de vacinas contra males como aftosa e brucelose, foi criado em 1924 justamente para estudar o combate à broca do café. O primeiro plantio foi na década de 40 e servia como objeto de estudo e material de pesquisa.

Na década de 80, todo o café foi retirado, com replantio em 1982 e em 1986. No ano passado, o cafeeiro foi podado e recepado. A variedade plantada é a Novo Mundo, uma das muitas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), também órgão da Secretaria de Agricultura.

Serviço:

  • Lançamento da Campanha Sabor da Colheita do Café 2006
  • Dia: 14 de Junho de 2006 – Quarta-feira
  • Período: das 9h30 às 11h00
  • Local: Cafezal do Instituto Biológico
  • Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – São Paulo/Capital

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura