Agricultura: Centro de Fruticultura completa 70 anos

Centro é referência para os trabalhos com frutas de clima temperado

seg, 11/12/2006 - 16h43 | Do Portal do Governo

Muitas das frutas que o consumidor paulista e brasileiro tem a sua mesa são resultado das pesquisas desenvolvidas no Centro Apta Frutas, localizado em Jundiaí. Com 70 anos de história, ele começou na área da viticultura e hoje é referência também para os trabalhos com frutas de clima temperado.

Nesta terça-feira (12/12), a partir das 13h30, na cerimônia com a presença do secretário de agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, teremos apresentação das principais tecnologias e variedades de frutas desenvolvidas no Centro.

As contribuições desse Centro não se limitam a São Paulo, mas alcançam outras regiões do Brasil e até do exterior. A viticultura do Nordeste, em especial no Vale do São Francisco, está assentada em porta-enxertos para clima tropical e subtropical desenvolvidos no Centro. Essa contribuição extrapola os solos brasileiros, chegando até na Tailândia, onde a maior parte das videiras locais usa um porta-enxerto — ou cavalo, no jargão do produtor — desenvolvido pelo Instituto Agronômico, o IAC 572, bastante vigoroso e resistente a doenças.

No ano passado, o centro passou por reformas nas suas instalações e recebeu novos pesquisadores. Hoje, são 14 profissionais atuando apenas na fruticultura. “O importante é que estamos no centro da produção paulista e o intercâmbio entre pesquisadores e os agricultores só pode render bons frutos”, afirma o secretário.

Com a finalidade de pesquisar a viticultura e a enologia, a Estação Experimental de Jundiaí foi criada em 28 de dezembro de 1936. Passou a ser chamada Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Frutas- Centro Apta Frutas, desde a reorganização da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em 8 de janeiro de 2002.

Serviço:

Comemoração 70 anos do Centro de Fruticultura IAC

Data: 12 de dezembro de 2006

Horário: 13h30

Local: Centro de Fruticultura IAC – Av. Luiz Pereira dos Santos – 1.500 – Bairro Corrupira – Jundiaí/SP

  Da Secretaria da Agricultura

C.M.