Agricultura: Centro de Citricultura realiza IX Dia da Tangerina

Evento foi realizado em Cordeirópolis

qui, 11/05/2006 - 20h26 | Do Portal do Governo

O Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”, órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou nesta quinta-feira, dia 11, no município de Cordeirópolis, o 9º Dia da Tangerina. O evento, que reuniu produtores, engenheiros agrônomos, biólogos, pesquisadores, técnicos e empresários do setor citrícola, promoveu um importante fórum de debates em torno de questões como o panorama do cultivo das tangerinas, a avaliação de perdas de frutos no varejo, o manejo de pomares, a qualidade e a comercialização da fruta.

De acordo com a coordenadora do evento, a pesquisadora Rose Mary Pio, o objetivo principal do Dia da Tangerina foi promover o intercâmbio de informações entre todos os elos da cadeia produtiva. “Para compor a programação desse dia temático foi preparado um ciclo de discussão que trará como destaque a busca por qualidade quer seja no campo, no packinghouse ou na comercialização”, explica.

Para a pesquisadora, o êxito do produtor consiste em adotar as técnicas geradas pela pesquisa quer seja na utilização de hormônios, defensivos, implementos agrícolas, assim como uso de irrigação, poda, técnicas de colheitas e pós-colheita. “A transferência de conhecimento e a adoção de novos metodos de manejo certamente proporcionarão a melhoria da qualidade e do padrão de nossa fruta” garante.

Segundo dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola), também da Secretaria de Agricultura, em 2005 o Estado de São Paulo produziu cerca de 743 mil toneladas da fruta e alcançou valor de produção de R$197 milhões. “São Paulo possui um grande potencial. Agora se faz necessária a adoção, por parte do setor produtivo, de técnicas específicas para a tangerina e que já são largamente empregadas em países essencialmente produtores de frutas para consumo in natura” conclui Rose Mary Pio.