Agricultura: Centro avalia conseqüência das chuvas em São Paulo

Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas divulga boletim sobre as condições do clima

qui, 25/01/2007 - 19h41 | Do Portal do Governo

Os índices de precipitação dos últimos dias têm mantido a maioria dos solos dentro da capacidade máxima de armazenamento, com total disponibilidade de água para o crescimento das plantas e beneficiando as culturas atuais do milho, sorgo, soja, algodão e pastagens. Por outro lado, com as condições climáticas atuais, há um maior índice de infestação de doenças fúngicas, sendo a soja a cultura mais susceptível, devido à ferrugem asiática, havendo então necessidade de avaliações regulares nesta cultura. É o que concluí o boletim desta segunda-feira (22/01) do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo os pesquisadores do CIIAGRO, as atividades agrícolas como manejo dos solos, aplicação de adubo, trânsitos de máquinas e implementos agrícolas estão desfavoráveis em localidades em que tem havido ocorrência de chuvas com volume significativo nos últimos dias, como os municípios de Presidente Prudente, Araçatuba, Campinas, Franca, Assis, Mococa, Cananéia e Registro.

Ferrugem Asiática da Soja

De acordo com Cristiano Geller, presidente da Comissão Especial de Combate a Ferrugem Asiática da Soja no Estado de São Paulo, neste período chuvoso, os sojicultores paulistas devem ampliar o monitoramento, intensificando as inspeções se a lavoura estiver no estágio de florescimento, formação das vagens e preenchimento de grãos. “O índice de aparecimento da doença é muito maior quando do se inicia a fase reprodutiva da cultura. Nesse momento o produtor deve monitorar toda a lavoura e quando identificado os sintomas ou mesmo o foco da ferrugem procurar um agrônomo ou especialista e iniciar a aplicação de defensivos”, explica

Segundo o presidente da Comissão, como em muitas regiões do Estado a aplicação terrestre está inviabilizada devido ao grande índice de precipitações, o produtor deve buscar métodos alternativos para assegurar a sanidade da lavoura. “Como as chuvas têm dificultado a aplicação de defensivos por terra, os produtores podem optar pela pulverização aérea, que apresenta boa eficiência para o controle da doença. Para reduzir os custos os produtores podem formar grupos e dividir as despesas”, enfatiza Geller.

Para o Secretário João Sampaio, com a orientação das áreas de extensão e pesquisa da Secretaria de Agricultura, os produtores têm adotado procedimentos adequados as condições climáticas, de solo e de produção características de suas regiões. “Além dos extensionistas e técnicos da Secretaria, que auxiliam na avaliação e na proposição de métodos e técnicas de manejo, os produtores contam hoje com as informações geradas pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, que realiza leituras de índices pluviométricos, análises de risco para culturas além de previsão de chuvas. Dentro do site, o agricultor é capaz de ter leitura completa dos principais efeitos para a sua lavoura”, explica Sampaio.

O endereço do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo é o http://ciiagro.iac.sp.gov.br

Da Secretaria da Agricultura