Agricultura: Centro agrometeorológico avalia precipitação no início do mês de janeiro

Unidade compara chuvas dos primeiros quatro dias de 2007 com o total de precipitação de dezembro do ano passado

qui, 04/01/2007 - 19h01 | Do Portal do Governo

Com as altas temperaturas e as chuvas típicas de verão, algumas regiões paulistas registraram, já nos primeiros quatro dias do ano, índices de chuva superiores a media do mês de dezembro e quase equiparados à média histórica do mês de janeiro. Esta é a avaliação dos técnicos do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com a análise do Centro as regiões de Assis, Marília, Mococa, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Votuporanga registraram, no último mês de dezembro, precipitação mais de 100% maior que a média histórica do mês.

Para Orivaldo Brunini, diretor do Ciiagro, já nos primeiros quatro dias de janeiro, algumas destas regiões já ultrapassaram os 50% da média histórica do mês. “A região de Votuporanga, por exemplo, registrou precipitação total de 155,8 milímetros, o que representa 62,8% da média de precipitação do mês de janeiro que é de 248 milímetros”, explica.

Segundo o Ciiagro apesar de ainda não ser possível fazer uma avaliação dos prejuízos financeiros ocasionados pelas condições hídricas pode-se fazer uma avaliação de algumas possíveis conseqüências do excesso de chuvas. Com o encharcamento do solo, por exemplo, as plantas têm dificuldade de absorção dos nutrientes e, também há uma lixiviação dos mesmos.

Uma outra conseqüência, em decorrência do tempo nublado já ha alguns dias, é a diminuição na fotossíntese das plantas e, conseqüentemente, dificuldade no desenvolvimento das plantas, principalmente aquelas em fase de crescimento (temporárias tardias e plantios atrasados)

Com as chuvas o tratamento fitossanitário também é dificultado, com maior possibilidade de ocorrência de doenças fúngicas pela alta umidade e alta temperatura. Segundo os pesquisadores do Ciiagro, além destes aspectos gerais, algumas culturas já apresentam algumas perdas em decorrência das chuvas de dezembro e início de janeiro.

No caso de frutas como figo e uva, as chuvas já vêm afetando a qualidade dos produtos. Já a soja no Estado de São Paulo pode sofrer com a ferrugem se as previsões de chuva para os próximos 10 dias se confirmarem. A cultura já vem apresentando problemas como o florescimento precoce, quase que a metade do tempo esperado, o que pode afetar a produtividade em várias áreas do Estado.

      Para a cana-de-açúcar a chuva tem sido benéfica, com exceção da cana de ano e meio, que será cultivada de janeiro a abril, e que por conta das chuvas, terá um atraso no preparo do solo.

Em relação à cultura do amendoim, especialmente na região de Ribeirão Preto e Jaboticabal, a semeadura concentrou-se na segunda quinzena de novembro, portanto a maioria encontra-se em fase de grande emissão de flores e pegamento dos frutos. As pulverizações para o controle de doenças, que nesta fase são imprescindíveis, estão prejudicadas. Na região de Tupã, a semeadura do amendoim atrasou em função da estiagem ocorrida em novembro, portanto as lavouras estão mais atrasadas, demandando ainda  controle intensivo de pragas (Lagarta do pescoço vermelho e tripes).

Estas chuvas contínuas também têm preocupado os cafeicultores, pois pode aumentar o risco de incidência de doenças fúngicas, como a ferrugem. Além disto, se esta condição chuvosa persistir por mais uma a duas semanas, com a continuação de dias nublados, poderá interferir na frutificação do café, causando diminuição no tamanho do grão.

No caso de olerícolas folhosas o excesso de umidade prejudica a qualidade.Para a batata a alta umidade favorece a requeima e alternaria, e o feijoeiro tem dificuldade na colheita.

  Para citros, as variedades tardias já foram colhidas ou estão no fim da colheita. No geral, as plantas apresentam os frutos da próxima safra fixados e as chuvas foram responsáveis pela manutenção da água no solo em níveis adequados para o crescimento vegetativo e reprodutivo.Serviço

Outras informações, como o total de precipitação no mês de dezembro, em diversas regiões do Estado, assim como as variações meteorológicas podem ser observadas através do site:

http://ciiagro.iac.sp.gov.br

Assessoria da secretaria de Agricultura e Abastecimento

C.A.