Agricultura: Brucelose e tuberculose bovina são temas de curso em Andradina

Curso será realizado de 8 a 12 de maio

sex, 05/05/2006 - 21h20 | Do Portal do Governo

O Pólo Regional do Extremo Oeste, órgão da Secretaria de Agricultura e Abasteciomento do Estado de São Paulo, realiza de 08 a 12 de maio em Andradina, o 5º Curso de Treinamento de Brucelose, Tuberculose e Encefalites Espongiformes Transmissíveis (EET). O objetivo do curso é padronizar as técnicas de controle e erradicação dessas doenças, através de capacitação e padronização de condutas do médico veterinário, baseadas em padrões de organizações internacionais. O curso promove também o treinamento dos profissionais no reconhecimento e coleta de material adequado para o diagnóstico das EETs como a “Doença da Vaca Louca”.

Devido a uma exigência do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), os médicos veterinários precisam ser treinados e habilitados para exercer ações de controle dessas enfermidades. O PNCEBT foi instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de diminuir o impacto dessas zoonoses na saúde comunitária e de promover a competitividade da pecuária nacional.

Para executar as atividades de diagnóstico e participar do programa de certificação de propriedades livres ou monitoradas, o MAPA só habilita médicos veterinários aprovados em curso de treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose. Estes cursos são realizados em instituições de ensino ou pesquisa de todo o país com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais que vão atuar no Programa e, sobretudo, de padronizar as ações sanitárias.

Doenças

A brucelose, causada por Brucella abortus, e a tuberculose, provocada por Mycobacterium bovis, são enfermidades infecto-contagiosas que acometem principalmente bovinos e bubalinos. São consideradas zoonoses podendo ser transmitidas ao homem. Ocorrem em todo o país, principalmente nas áreas que concentram maior número de animais, provocando queda da produtividade, redução da produção de carne e leite, além de comprometer a comercialização de animais e produtos.

A encefalopatia espongiforme bovina – EEB, conhecida como “doença da vaca louca”, faz parte de um grupo de doenças neurodegenerativas que afetam pessoas e animais, e podem ser transmitidas ao ser humano.

Serviço:

“5º Curso de Treinamento de Brucelose, Tuberculose e EET”

De 08 a 12 de maio – segunda à sexta-feira – 8 horas

Pólo Regional do Extremo Oeste

Estrada Vicinal Nemezião de Souza Ferreira, KM 6 – Andradina.

poloextremooeste@aptaregional.sp.gov.br