Agricultura apresenta ações no Vale do Ribeira

Secretaria desenvolve programa nas áreas de pesquisa, defesa agropecuária, assistência técnica e infraestrutura rural para a região

sex, 08/04/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 8, em Registro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresentou as suas principais ações para a região do Vale do Ribeira, durante a primeira edição do São Paulo Governo Presente – a Vez do Vale.

O evento teve a presença do governador Geraldo Alckmin, secretários de Estado, – entre eles, o secretário adjunto de Agricultura, Antonio Julio Junqueira de Queiroz -, além do corpo técnico que o acompanha no atendimento às autoridades, lideranças do agronegócio e produtores. 

A Secretaria de Agricultura desenvolve programas específicos para atender as demandas do Vale do Ribeira nas áreas de pesquisa, defesa agropecuária, assistência técnica e infraestrutura rural.  A região é diferenciada das demais por ter como característica pequenas propriedades em uma região marcada pela proteção ambiental. As principais culturas são: banana, chá, flores ornamentais, cultivo de pupunha e na pecuária, destaque para a bubalinocultura (criação de búfalos) e, em crescimento, destaca-se a piscicultura. 

Com estas características, a atividade no Vale do Ribeira necessita de projetos de pesquisa que atendam esses produtores. Na defesa agropecuária, o combate à sigatoka negra, a principal praga dos bananais, tem sido conduzido pela Secretaria e possibilitou que a região continue a ser a maior produtora do Estado e exporte para outras unidades da Federação. 

Na infraestrutura, o Programa Melhor Caminho, de recuperação de estradas rurais, é ideal para atender a demanda de trafegabilidade e é ambientalmente correto. Com tecnologia avançada no combate à erosão e assoreamento de córregos e rios. 

Sobre o Governo Presente 

“São Paulo Governo Presente: A Vez do Vale” é uma ação conjunta de diversos órgãos do Governo do Estado de São Paulo que trará uma série de benefícios para toda a região.

O governador Geraldo Alckmin estará presente e anunciará medidas e acompanhará de perto as ações a serem tomadas pelo secretariado paulista para enfrentar as demandas da região. O encontro é o momento onde serão debatidos os temas de maior preocupação dos moradores.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento