Agricultura apresenta ações na Agrishow em Ribeirão Preto

No estande da pasta serão expostos os principais programas em andamento

seg, 26/04/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, 26, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado transfere seu gabinete para a Agrishow Ribeirão Preto. Até sexta-feira, 30, no estande da pasta serão expostos os principais programas em andamento. Também serão apresentadas uma agenda de divulgações e ações para o setor.

Na abertura oficial do evento, o secretário João Sampaio enfatizará as principais ações da secretaria para a realização da feira, as expectativas do setor e as novidades da secretaria para a feira.

Exposição

No estande da secretaria, o visitante poderá conferir as novidades na área da pesquisa, como as variedades de amendoim, arroz e cana de açúcar desenvolvidas pelos técnicos do Instituto Agronômico (IAC). Também poderá conferir o trabalho realizado pelos profissionais do Instituto de Zootecnia (IZ) como as forrageiras e pastagens. Haverá pesquisadores à disposição para esclarecimentos sobre programas desenvolvidos pela instituição, como as provas de ganho de peso.

O Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital) vai expor alguns dos produtos de sua área de atuação e que estão presentes no cotidiano das pessoas, como pães, sucos, frutas e hortaliças, carnes e iogurtes. O público poderá consultar em terminais interativos o trabalho do instituto desenvolvido nos 30 itens que estarão expostos. Além disso, diversas dúvidas frequentes sobre alimentos foram respondidas por pesquisadores do Ital e poderão ser consultadas nos mesmos terminais.

Haverá, ainda, exposição de tecnologias na área de pulverização de cana pelo Centro Apta de Mecanização e Automação, vencedor do prêmio Mario Covas na categoria inovação pelo programa Aplique Bem, de assistência e apoio ao uso correto de defensivos agrícolas.

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) mostra as cadeias produtivas que serão trabalhadas na fase dois do Programa de Microbacias, parceria com o Banco Mundial, e que adota o nome Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, que focará na renda do produtor.

A pecuária leiteira estará em destaque pelas demonstrações do Projeto Cati Leite, com pastejo rotacionado e outras tecnologias em demonstração, como por exemplo, o Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM).

Na Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), a área de inspeção apresentará o projeto que está sendo desenvolvido na implantação de boas práticas de manipulação junto aos estabelecimentos que processam leite. Na sexta-feira, 30, às 11 horas, no Blog da Secretaria, haverá um bate-papo para discutir a campanha contra a febre aftosa, que começa no dia 1º de maio no Estado.

Na área de crédito, o Programa Pró-Trator, com financiamento a juro zero, também estará presente, e o produtor pode conferir os modelos que participam do programa no próprio estande.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento