Agricultura abastece 30 mil produtores com sementes de qualidade

Em 2008, foram produzidos e vendidos 20.716 sacos de 5 kg de sementes de milho

seg, 02/03/2009 - 13h04 | Do Portal do Governo

Um dos maiores problemas dos pequenos agricultores tem sido a impossibilidade de obtenção de sementes de qualidade. Pela atual legislação, os sacos de sementes (regularmente de 20kg ou 40 kg) não podem ser abertos nem fracionados. Para atender a este público, o qual necessita de pequenas quantidades para menores áreas de cultivo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM/CATI), vem produzindo, embalando e comercializando sementes de qualidade, acondicionadas em sacos de 5 kg em todo o Estado, nas suas Casas da Agricultura e nos Postos de Sementes e de Mudas.

Em 2008, foram produzidos e vendidos pelo DSMM 20.716 sacos de 5 kg de sementes de milho, 7.422 de arroz e feijão e mais de 3 mil de painço, nabo forrageiro, guandu e outras sementes.

O diretor DSMM, Eng.º Agr.º Armando Azevedo Portas, explica que este pequeno saco de 5kg de milho é suficiente para plantio de uma área de 2.500 metros quadrados, com uma produção potencial de 1.500 kgdo cereal, o equivalente a 25 sacos de 60 kgde grãos ou uma renda de mais de um salário mínimo. “Já para o feijão, a renda será bem maior em uma área equivalente, podendo propiciar o abastecimento com esse alimento de uma família completa por mais de um ano e ainda vender a sobra”, afirma.

Os agricultores Renato Bragatto, José Peternella e Benedito Vidal são exemplos de compradores fiéis das sementes CATI, segundo informa o técnico Sérgio Faria de Oliveira, da Casa da Agricultura de Lindóia. “Esse tipo de saquinho atende perfeitamente às necessidades desses produtores, ou seja, não sobra nem falta semente”, complementa Sérgio.

O Eng.º Agr.º Sylmar Denucci, do DSMM em Águas de Santa Bárbara, fala dos inúmeros agricultores que buscam, naquela unidade, um tipo de embalagem que não encontram facilmente no comércio, pois as empresas, segundo eles comentam, alegam que embalagens pequenas não compensam no mercado.

“O Departamento de Sementes tem tradição na produção deste tipo de embalagem”, ressalta o Eng.º Agr.º José Irineu Fornazari, diretor do Centro de Produção de Sementes em Campinas, “mas tem havido uma procura maior, o que nos levou a adquirir mais sacaria para 5 kg. Creditamos isso à conscientização dos agricultores para o uso de sementes de qualidade”, acrescenta o técnico.

Serviço

Quem tiver interesse em conhecer o material produzido pelo DSMM deve procurar um dos Núcleos de Produção de Sementes e Mudas. No caso específico do milho, também as casas de agricultura de todo o Estado. Os endereços estão disponíveis no site www.cati.sp.gov.br/Cati/_institucional/NossosEnderecos.php.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento