Agricultores assentados capacitados pelo Itesp promovem feira em Pradópolis

Grupo é formado por 12 agricultores, que montaram oito barracas

qui, 15/02/2007 - 17h05 | Do Portal do Governo

Foi inaugurada no último dia 9 de fevereiro a “Feira do Produtor de Pradópolis”. Os idealizadores são agricultores do Assentamento Guarani, em especial o Grupo de Mulheres, representado por Maria da Glória, que participou do Programa de Capacitação em Comercialização e Agricultura Familiar, executado pela Fundação Itesp entre os anos de 2003 a 2006.

Há algum tempo, o Grupo de Mulheres vem tentando articular com a Prefeitura de Pradópolis mecanismos que permitam a venda direta dos produtos dos assentamentos à população da cidade. Após várias conversas, conseguiu um espaço e o transporte, cedidos pela Prefeitura. A feira irá funcionar todos os sábados, das 6:30h ao meio-dia. O grupo é formado por 12 agricultores, que montaram oito barracas, e deve estender-se ao longo do ano.

Os assentados conseguiram também com a Prefeitura a utilização do espaço comunitário existente no Assentamento, que fica junto à Rodovia de acesso para Jaboticabal, Ribeirão Preto e Araraquara para a venda direta de seus produtos, aumentando as alternativas aos assentados de comercializarem sua produção e elevarem sua renda. Este espaço deverá ser permanente, com barracas de diversos produtores.

Gustavo Ungaro, diretor-executivo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, afirma que a ação é uma demonstração da importância de programas de capacitação aos assentados. “A agricultura familiar proporciona a inúmeras pessoas a possibilidade de comercializar a produção própria, resultado de trabalho árduo. Não basta a terra; o trabalhador precisa saber como extrair dela seu sustento. Essa feira é o resultado desse processo”.

Do site da Secretaria da Justiça

 

(AM)