Agrava-se o estado de saúde do governador Mário Covas

Leia a íntegra da entrevista do infectologista David Uip, médico particular do governador licenciado Mário Covas

ter, 27/02/2001 - 15h42 | Do Portal do Governo


Leia a íntegra da entrevista do infectologista David Uip, médico particular do governador licenciado Mário Covas

Boletim médico divulgado ao meio dia desta terça-feira, dia 27, pela Assessoria de Imprensa do Incor, informa que o estado clínico do governador licenciado Mário Covas piorou nas últimas 24 horas. De acordo com o infectologista David Uip, médico particular do governador, que falou com os jornalistas logo após a divulgação do boletim, o quadro é ‘extremamente grave e caminha para a insuficiência múltipla dos órgãos’.

Leia a íntegra da entrevista

David Uip – Estou à disposição para perguntas.

Pergunta – O senhor disse que a infecção que o governador tinha estava preocupando.

David Uip – Esse é um dos problemas. Se vocês lerem com atenção o boletim, nós temos muitos problemas. Isso demonstra toda a gravidade do momento.

Pergunta – Doutor, ele não está reagindo à medicação, é isso?

David Uip – É assim. A situação é tão grave que isso é um detalhe. Independe de algumas coisas. É uma situação extremamente grave, existe um processo que caminha para insuficiência de múltiplos órgãos. Nós estamos tentando conter esse processo mas, sem dúvida, ele piorou em
relação a ontem.

Pergunta – Ele está consciente?

David Uip – Ele alterna momentos de consciência com momentos de torpor. Tem momentos de consciência plena em que ele fala e pergunta, e tem momentos em que ele fica torporoso.

Pergunta – Ele está respirando bem?

David Uip – Ele está respirando normalmente.

Pergunta – O governador está com infecção generalizada?

David Uip – Está escrito aqui. Isso é sepse. A palavra septicemia não se usa mais. A palavra certa médica em uso é sepse. Então, o governador tem um processo infeccioso grave sistêmico de provável origem abdominal.
Como está escrito aqui (no boletim) também, o intestino está obstruído e quando se tem o intestino obstruído há liberação de bactérias e toxinas e nós entendemos que o processo infeccioso parte daí.

Pergunta – Sistêmico é de todo o corpo?

David Uip – É.

Pergunta – Ele piorou de madrugada?

David Uip – Ele foi piorando durante o dia de ontem e nessa madrugada.

Pergunta – Ele está vomitando?

David Uip – Nós passamos uma sonda nasogástrica. O Dr. Cutait (Raul Cutait, cirurgião do aparelho digestivo) passou, para aliviá-lo da sensação de enjôo, da situação de intolerância.

Pergunta – Doutor David, não há mais nada a fazer?

David Uip – Olha, nenhum de nós vai jogar a toalha. Nós vamos até aonde a dignidade mostre que seja o caminho. Agora entendam o que é dignidade. Dignidade, às vezes, é você ficar tendo uma postura de observação e evitando o sofrimento. Nós estamos tendo uma postura que entendemos que reflete o desejo do governador, dos seus familiares e uma decisão da equipe.

Pergunta – Sobre a obstrução…

David Uip – O que ontem era uma semi-obstrução — porque não dava nem para saber a origem da infecção — se tornou uma obstrução total, a parte de arritmia continuou como estava, e houve uma piora dos fatores
de coagulação. Então, é uma piora geral.

Pergunta – Ele caminha para uma possível …

David Uip – Falência de órgãos.

Pergunta – Nesse momento, o quadro está caminhando para isso?

David Uip – Pode caminhar ou não. Estamos tentando passar para vocês exatamente esse momento. É óbvio que todas as medidas de suporte, todas as medidas médicas cabíveis estão tomadas. Agora, isso pode caminhar
para uma melhora ou não.

Pergunta – Em quadros como este há possibilidade de reverter a situação?

David Uip – Isso é especulativo. Não adianta falar geral quando se trata do governador Mário Covas. O governador Mário Covas é um guerreiro. Então, nenhum de nós vai falar ou vai fechar prognóstico. Nós vamos em frente, dentro da dignidade.

Pergunta – Esse quadro de falência de órgãos que o senhor falou, como se define?

David Uip – Não, eu falei que ele poderá caminhar para um quadro de falência de órgãos. É assim: o rim pára de funcionar, o fígado pára de funcionar, o coração, isso é que é falência.

Pergunta – Essa trombose venosa profunda significa que ele tem vários pontos de coagulação?

David Uip – Não. Ele tem trombose venosa profunda no membro inferior direito. Que é exatamente o que eu falei ontem. Esse quadro está igual.

Pergunta – Pela sua experiência, o senhor já viu algum caso de reversão desse tipo de quadro?

David Uip – Olha, felizmente eu me sinto preparado para esse momento. Eu já vi de tudo em medicina. E a coisa que eu mais aprendi é não fazer prognóstico.

Pergunta – O governador está sedado?

David Uip – Não está sedado.

Pergunta – A medicação continua?

David Uip – Tudo igual.

Pergunta – O governador Mário Covas está consciente?

David Uip – Ele tem períodos de consciência e períodos de mais torpor.

Pergunta – Foi feito algum exame essa manhã nele?

David Uip – Os exames habituais. Exames de sangue habituais, mas nenhum exame vazio.

Pergunta – E a alimentação?

David Uip – A alimentação foi suspensa pela obstrução intestinal.

Pergunta – Via soro agora?

David Uip – Tudo via soro.

Pergunta – Doutor, ontem, conversando com vários hematologistas sobre a questão da trombose uma das expectativas era a possibilidade de tromboembolia. E esse quadro aconteceu?

David Uip – Não, não aconteceu. Mas eu venho falando para vocês há algum tempo e vou repetir: Não precisa acontecer mais nada para deixar claro a gravidade do momento. É um quadro extremamente grave. Nós todos estamos muito preocupados. Eu não quero nem aumentar e nem diminuir a gravidade. Eu pretendo passar para vocês exatamente o que está acontecendo. E é isso. É um quadro muito grave. Eu não preciso mais de uma trombose, de uma tromboembolia. Eu acho curioso como meus colegas dão palpites. O que tem de segunda opinião sem ser solicitada. Nem nós da equipe, nem a família precisam de segunda opinião. Muito mais dada por quem não conhece o caso. Nós estamos sendo absolutamente transparentes há dois anos e meio com vocês. Até um palpite, não precisa ouvir outras opiniões, nós vamos esclarecê-los de tudo.

Pergunta – O senhor é médico que tem muito contato com pacientes com risco de vida, pacientes terminais. Como é que o senhor definiria esse momento do governador Mário Covas?

David Uip – De extrema gravidade.

Pergunta – É o mais grave. É o de maior risco para a vida do governador?

David Uip – Sem dúvida até esse momento, sim. Deixe-me esclarecer mais uma coisa. Porque obviamente eu acompanho o que vocês fazem tanto quanto vocês acompanham o que eu faço, o que a equipe médica faz. Está dito já nos jornais que o governador, a despeito de ter tido uma arritmia na quinta-feira, ele foi autorizado a viajar a Bertioga. Foi sim. E seria
tantas vezes quanto necessário. Isso faz parte também de uma coisa que é cultural. Você tem a obrigação de oferecer ao seu paciente aquilo que ele quer. Ele demonstrou desejo de ir para Bertioga. E se hoje ele me
falar: ‘David eu quero ir para Bertioga’, infelizmente ele não vai poder. Mas se ele tivesse condições clínicas, ele iria para Bertioga. Não sei se vocês entendem o que eu estou dizendo. Isto é respeitar o desejo do paciente.

Pergunta – Quem da família está com ele?

David Uip – Nesse momento, a dona Lila (esposa) e a Renata (filha).

Pergunta – De onde começou a infecção?

David Uip – Provavelmente do abdômen. Porque obstruiu o intestino.

Pergunta – Essa coagulação intravascular disseminada veio originar a trombose na perna direita?

David Uip – A coagulação é uma forma de consumo (inaudível) de vários elementos que têm a ver com o quadro geral dele.

Pergunta – Mas têm a ver com a trombose?

David Uip – É uma das formas de manifestação clínica.

Pergunta – Todas as medidas e procedimentos médicos já foram tomados? Existe ainda algo em termos de tratamento, alguma coisa a ser feita?

David Uip – Tudo aquilo que é cabível para esse momento foi feito.

Pergunta – Ele pode vir a ser sedado…

David Uip – Isso é uma decisão que vai ser tomada no momento adequado pela equipe médica.

Pergunta – O senhor disse que pode chegar ao estágio que a equipe médica decida apenas observar o paciente. Não chegou esse estágio ainda?

David Uip – Ele está tendo todo o suporte clínico que é possível se fazer dentro do ambiente que ele está, que é um quarto de hospital. Então essa decisão atende ao que o governador quer, atende ao desejo da família e atende a uma decisão unânime da equipe médica.

Pergunta – Ele está nesse estágio da observação?

David Uip – Não, ele está sendo medicado com tudo. O que está sendo feito atende a tudo aquilo que é necessário para esse momento.

Pergunta – Ele vai ser levado para a UTI?

David Uip – O desejo do governador é não ir para a UTI. É o desejo do governador e da sua família. Ele poderia estar na UTI, mas a equipe médica decidiu observar o desejo do governador e de sua família e não levá-lo para a UTI.

Pergunta – Tecnicamente, ele deveria ser sedado?

David Uip – Tecnicamente o mais adequado é respeitar a dignidade do governador.

Pergunta – Ele vai continuar no quarto?

David Uip – Ele vai continuar no quarto.