Agosto tem 2º maior número de visitas ao Palácio dos Bandeirantes em 2015

Acervo com mais de 1.500 obras ajuda a contar a história de São Paulo

sex, 18/09/2015 - 14h03 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes recebeu em agosto o segundo maior número de visitantes registrado em 2015, de acordo com dados do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios. Foram 813 pessoas, atrás apenas do público de maio, quando mais de mil vieram até à sede do governo paulista, no bairro Morumbi, Zona Sul de São Paulo.

Além de grupos escolares, também tiveram a oportunidade de conhecer as obras de arte espalhadas vários turistas, que podem entrar gratuitamente no local. Em setembro, há expectativa de que as visitações aumentem ainda mais. Já estão agendados mais de 20 grupos, principalmente de estudantes, distribuídos ao longo do mês (veja o vídeo ao lado).

Para quem não sabe, o Palácio dos Bandeirantes é um grande museu com uma importante coleção de arte – cerca de 1.500 obras – que ajuda a contar a história de São Paulo.

Quadros de Candido Portinari, Alfredo Volpi, Henrique Bernardelli e Giovanni Oppido dividem espaço com reproduções de obras de Jean-Baptiste Debret retratando as cidades paulistas, seus moradores e paisagens no século 19.

Peças centenárias de arte sacra e mobiliário de várias épocas estão distribuídas pelos pavimentos do Palácio, erguido na década de 1950 para abrigar a Universidade “Fundação Conde Francisco Matarazzo” – o local só virou sede do governo de São Paulo em abril de 1964.

Além disso, um imenso jardim com 2 mil árvores de diversas espécies – entre elas o pau-brasil, árvore símbolo do país, e o ipê-amarelo, originária da Mata Atlântica – dão sombra a esculturas de Bruno Giorgi, Felícia Leirner e Maria Bonomi.

Quero visitar. Como faço?
Todo cidadão interessado em conhecer mais sobre a cultura paulista pode visitar o Museu, que fica aberto ao público de terça a domingo. Não paga nada para entrar, basta apresentar o RG ou passaporte, no caso de estrangeiros.

Grupos com mais de dez pessoas e escolas também são bem-vindos. Nesses casos, é preciso agendar com antecedência aqui. 

SERVIÇO 
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500, Morumbi, São Paulo
Horário de visita: de terça a domingo, das 10h às 17h (de hora em hora)
Informações: (11) 2193-8282/8623 e monitoria@sp.gov.br
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado