Agenda verde conscientiza crianças

Fundação Florestal promove atividades recreativas para ensinar jovens sobre a necessidade de preservar o meio ambiente

seg, 10/10/2016 - 16h48 | Do Portal do Governo

Os alunos das escolas e a população em geral que vive próxima a parques estaduais mantidos pelo Governo do Estado terão a oportunidade de desfrutar de uma programação especialmente preparada pela Fundação Florestal para o Dia da Criança.

A instituição, ligada à Secretaria do Meio Ambiente e integrante do Sistema Ambiental Paulista, promove, em meio ao verde das paisagens, uma variedade de atividades gratuitas com oficinas, teatro e trilhas ecológicas nas Unidades de Conservação (Ucs) localizadas em diferentes regiões do Estado.

Nesta terça-feira (11), O Núcleo Pinciguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, recebe alunos das escolas de Ubatuba para um passeio pela Casa da Farinha e Poço do Rio Fazenda, dois dos principais atrativos do núcleo.

Na quarta-feira (12), o Parque Estadual de Campos do Jordão promove um piquenique para 250 alunos de projetos socioeducativos da Fundação Lia Maria Aguiar. A programação começa às 11 horas, com uma palestra dos monitores ambientais do parque sobre a Unidade de Conservação.

Ainda na quarta-feira (12), O Parque Estadual Carlos Botelho, no município de São Miguel Arcanjo, recebe alunos das escolas do entorno para visitas ao centro de exposição temático e ao minimuseu de zoologia da unidade de conservação. Em seguida, haverá um passeio pela Trilha da Represa. Antes, as crianças assistem a uma palestra sobre a importância do parque para a preservação da Mata Atlântica.

Em São Paulo, o Parque Estadual do Jaraguá promove atividades como exposições, gincanas, palestras e apresentações de danças. Aberta ao público de todas as idades, a programação começou na última sexta-feira (7) e segue até a quarta-feira (12), Dia da Criança. A organização recomenda que o acesso ao parque seja feito por ônibus ou trem.

Também na quarta-feira (12), O Parque Estadual do Juquery, no município de Franco da Rocha, promove atividades recreativas, abertas ao público, para que os pais participem com os filhos de jogos de bola de gude, amarelinha, damas, pula-corda, além de oficinas de desenho e pintura.

Ainda na quarta (12), a partir das 9 horas, em Iguape, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Despraiado, acontece a apresentação da peça Amigos da Juréia, de teatro de fantoches, com temática sobre preservação e questões relacionadas com o meio ambiente. A programação é aberta ao público.

Todas as atividades listadas acima são gratuitas.

Do Portal do Governo do Estado