Agenda do Palácio dos Bandeirantes para o fim de ano

O Palácio permanecerá fechado de 24 a 28/12,e 31/12 a 04/01

seg, 15/12/2008 - 16h02 | Do Portal do Governo

Após os feriados, os visitantes poderão conhecer o grande jardim que cerca a sede do governo paulista e a exposição “Pessoas Modernas” com 59 obras dos principais artistas modernistas do Brasil. São pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, além de reproduções de textos e imagens da revista “O Pirralho”. Apresenta ainda alegorias à pintura, à escultura, à arquitetura e à engenharia, esculturas em bronze do artista Galileu Emendabili.

“Pessoas Modernas” é uma reflexão sobre as transformações dos costumes, das figuras e da moda ocorridas no Brasil nos anos de 1910 a 1930. Apresenta obras de Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Brecheret, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Cícero Dias, Cândido Portinari e outros, pertencentes ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado, à Pinacoteca do Estado, ao Museu de Arte Contemporânea da USP, ao Instituto de Estudos Brasileiros – IEB e ao Museu Lasar Segall.

Inaugurado em 1970, o Palácio dos Bandeirantes está plantado numa área de 125 mil metros quadrados. A área ajardinada corresponde a 70% do terreno contendo mais de 2 mil espécies, como o pau-brasil, a árvore símbolo do Brasil e o ipê amarelo, a flor símbolo do Brasil. Há também espécies exóticas, como cerejeiras e cedro-do-líbano.

Além da diversidade de plantas, já foram identificadas aproximadamente 40 espécies de aves que fazem dos jardins seu habitat. Entre elas, pica-paus, amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e o sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a sexta-feira.
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. Grátis.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo