Agenda de cinema inclui pré-estreia de filme nacional

Após a exibição de Xingu, haverá debate com o diretor Cao Hamburger

sex, 16/03/2012 - 16h13 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou algumas opções de cinema para curtir o final de semana. Entre os destaques, o Ciclo Yasujiro Ozu – que retrata alguns hábitos da cultura oriental, e a pré-estreia de Xingu. Após a exibição do filme, haverá debate com o diretor Cao Hamburger. Confira outras dicas:

Mostra Novíssimo cinema brasileiro – Estudamos cinema
Trabalho de cineastas com formação universitária em comunicação e artes.
Amanhã nunca mais. Direção de Tadeu Jungle (Universidade de São Paulo – USP, Brasil, 2011). Walter precisa buscar o bolo de aniversário de sua filha. Essa tarefa aparentemente simples se mostra fora de todos os costumes em uma longa noite de sexta-feira na vida do anestesista. Debate com o diretor. Com Lázaro Ramos e Maria Luiza Mendonça.
Segunda-feira, 19, às 16h. Classificação: 12 anos

Bróder. Direção de Jeferson De (Universidade de São Paulo – USP, Brasil, 2009). Capão Redondo, bairro de São Paulo. Macu, Jaiminho e Pibe, amigos desde a infância, seguiram caminhos distintos ao crescer. Uma festa surpresa organizada por dona Sônia, mãe de Macu, faz com que os três jovens se reencontrem. Em meio à alegria, a sombra do mundo do crime ameaça a amizade do trio. Com Caio Blat, Jonathan Haagensen, Sílvio Guindane, Cassia Kiss.
Segunda, 19, às 19h, e quinta-feira, 22, às 16h. Classificação: 14 anos

A alegria. Direção de Felipe Bragança e Marina Meliande (Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ, Brasil, 2010). Luiza tem 16 anos e não aguenta mais ouvir falar no fim do mundo. Em uma noite de Natal, seu primo João desaparece nas ruas da Baixada Fluminense. Sozinha, meses depois, em seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro, a jovem recebe uma estranha visita no meio da noite. Com Tainá Medina.
Terça-feira, 20, às 16h. Classificação: 14 anos

Meu país. Direção de André Ristum (New York University – NYU/EUA, Brasil, 2011). Homem vive na Itália e retorna ao Brasil após repentina morte do pai. No País, ele reencontra o irmão e descobre que tem uma meia-irmã, portadora de deficiências mentais. Ao mesmo tempo em que lidam com o luto, os dois precisam conviver com as diferenças existentes entre eles e a nova irmã. Com Rodrigo Santoro, Débora Falabella, Cauã Reymond, Paulo José.
Quarta-feira, 21, às 16h. Classificação: 12 anos

Os monstros. Direção de Guto Parente, Pedro Diógenes, Luiz Pretti e Ricardo Pretti (Brasil, 2011). Inspirado na amizade dos próprios realizadores, o filme retrata a vida de um grupo de amigos, suas ambições e frustrações. Com Luiz Pretti, Natasha Faria, Pedro Diógenes, Guto Parente.
Sexta-feira, 23, às 16h. Classificação: 12 anos

Apenas o fim. Direção de Matheus Souza (Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ, Brasil, 2008). Garota decide abandonar o namorado e fugir para um lugar desconhecido. Antes de partir, porém, ela resolve encontrá-lo, e eles têm apenas uma hora para fazer um balanço de suas vidas. Com Érika Mader e Gregório Duviver.
Sexta-feira, 23, às 19h. Classificação: livre

Pré-estreias
Xingu. Direção de Cao Hamburger (Brasil, 2011). Os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Boas se alistam na expedição Roncador-Xingu e partem em uma missão desbravadora pelo Brasil central. Numa iniciativa inédita até então, o trio consegue fundar o Parque Nacional do Xingu. Exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim de 2012. O diretor Cao Hamburger participa de debate após a exibição do filme. Com Felipe Camargo, Caio Blat, João Miguel, Maria Flor.
Terça-feira, 20, às 19h. Classificação: 12 anos

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. Direção de Beto Brant e Renato Ciasca (Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP, Brasil, 2011). Triângulo amoroso envolve um fotógrafo de passagem pelo interior da Amazônia, uma bela mulher e seu marido, um pastor que acredita ser possível consertar o mundo. Com Gustavo Machado, Camila Pitanga, Gero Camilo, Adriano Barroso.
Quarta-feira, 21, às 19h. Classificação: 16 anos

Hoje. Direção de Tata Amaral (Universidade de São Paulo – USP, Brasil, 2011). Com o reconhecimento da morte do marido, desaparecido político vitimado pela ditadura militar brasileira, a ex-militante Vera recebe uma indenização e pode comprar o sonhado apartamento próprio. Porém, quando está prestes a se mudar, recebe uma visita que pode modificar toda a situação. Baseado no romance Prova contrária, de Fernando Bonassi. A diretora Tata Amaral participa de debate após a exibição do filme. Com Denise Fraga, César Trancoso, João Baldasserini, Cláudia Assunção, Lorena Lobato.
Quinta-feira, 22, às 19h. Classificação: 18 anos

Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 4 – Cidade Universitária – São Paulo
Telefone (11) 3091-3364
Entrada franca

Ciclo Yasujiro Ozu
Filme do mestre oriental representa um estudo ao longo da vida da família japonesa. O diretor examina as lutas básicas que todos nós enfrentamos na vida: os ciclos de nascimento e morte, a transição da infância à idade adulta e a tensão entre tradição e modernidade.

Ervas flutuantes. (Ukigusa, Japão, 1959). Companhia de atores de teatro kabuki aporta numa pequena ilha de pescadores. Komajuro, um ator de meia-idade que foi um dos formadores da companhia, passa a frequentar todos os dias a casa de uma antiga amante, Oyoshi, que é dona de um bar de saquê, com quem tem um filho que ainda não o conhece. Com Machiko Kyô, Haruko Sugimura e Ganjiro Nakamura.

Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – CDCC
Rua Nove de Julho, 1.227 – Centro – São Carlos
Telefone (16) 3373-9772
Sábado, 17, às 20h
Entrada franca. Classificação: livre

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial