Agenda Cultural: muitas atrações para comemorar os 455 de SP

Para comemorar a data, várias atrações estão em cartaz na cidade

sex, 23/01/2009 - 10h55 | Do Portal do Governo

CINEMA

Até o final do mês, a videoteca do Memorial exibe mostra de filmes nacionais.

Não por acaso. Direção de Philippe Barcinski. (Brasil, 2007), com Rodrigo Santoro e Letícia Sabatella (foto ao lado) . Engenheiro de trânsito e marceneiro têm suas vidas radicalmente transformadas pelo acaso.
Sexta-feira, 30

O ano em que meus pais saíram de férias. Direção de Cao Hamburguer. (Brasil, 2006). Em 1970, época da ditadura militar, garoto de 12 anos sonha com os pais ausentes, perseguidos pela ditadura e forçados a se exilar, e o Brasil tricampeão mundial de futebol.
Terça-feira, 27

O cheiro do ralo. Direção de Heitor Dhalia. (Brasil, 2006). Dono de uma loja de objetos usados se vê em apuros após manter relacionamento com uma de suas clientes.
Quarta-feira, 28

A via láctea. Direção de Lia Chamie. (Brasil, 2007) Após violenta briga ao telefone, homem decide ir de carro até a casa da namorada para resolver a situação.
Quinta-feira, 29

Ensaio sobre a cegueira. Direção de Fernando Meirelles. (Brasil, Canadá e Japão, 2008). Epidemia de cegueira atinge uma cidade, fazendo com que as pessoas exponham seus instintos primitivos.
Sábado, 31

Carandiru. Direção de Hector Babenco. (Brasil, 2003). Baseado em fatos reais, mostra o trabalho de prevenção da aids feito por um médico dentro do maior presídio da América Latina: a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru.
Sábado, 24

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – Telefone
(11) 3823-4600
Terça a sexta-feira, 12 e 15 horas, e sábado, 12h30. Entrada franca

Semana da Matemática

Apresenta filmes relacionados ao tema. Objetivo é aproximar alunos do ensino fundamental e médio e público em geral do mundo da Matemática.

Donald no país da matemágica. Produção do Estúdio Walt Disney (EUA, 1959). O Pato Donald descobre a importância da Matemática com os gregos da antiguidade. Aprende que essa ciência está presente na pintura, na arquitetura, na mecânica, nos esportes e pode ser aplicada em situações simples do cotidiano.

Donald e a roda. Produção do Estúdio Walt Disney (EUA, 1960). Uma viagem no tempo com o Espírito do Progresso leva-nos ao homem que inventou a roda. Pato Donald, no papel do anônimo inventor, mostra todas as aplicações da roda no desenvolvimento dos transportes e da humanidade.
Segunda-feira, 26, 15 horas

O preço do desafio. Direção de Ramón Menéndez (EUA, 1988). Numa escola localizada no subúrbio de Los Angeles, professor de Matemática se recusa a rotular seus alunos como fracassados. Ele os incentiva a aprender cálculos e propõe um desafio: bom desempenho nos exames de admissão para as melhores universidades do País.
Quarta-feira, 28, 15 horas

Seções cônicas. Documentário produzido pela TV Ontário (Toronto, 1988), descreve as propriedades das figuras conhecidas como seções cônicas.
Quinta-feira, 29, 15 horas

PI. Direção de Darren Aronofsky. (EUA, 1998). Gênio da Matemática e da computação descobre padrão numérico que permite ganhar dinheiro no mercado de ações. É alertado a tomar cuidado com suas pesquisas para evitar futuros transtornos.
Sexta-feira, 30, 15 horas

Centro de Divulgação Científica e Cultural do Campus de São Carlos –
USP 1 – CDCC/USP
Rua 9 de julho, 1.227 – centro – São Carlos
Telefone (16) 3373-9772. Entrada franca

Cine Verão

A TV Cultura exibe diariamente filmes nacionais e estrangeiros até 1º de março.

Amores Possíveis. Direção de Sandra Werneck (Brasil, 2001). Casal marca encontro em um cinema, mas ela não aparece. A partir desse acontecimento, três histórias diferentes mostram como um homem apaixonado e marcado pelo destino conduzirá sua vida.
Sábado, 24, 23h40

Um casamento à indiana. Direção de Mira Nair (Índia, 2001). História de um casamento arranjado entre uma mulher indiana e um engenheiro texano.
Domingo, 25, 23h10

TELEVISÃO

Vida paulistana. Documentário exibe história da cidade de São Paulo, contada por 12 personagens: comerciantes árabes e judeus, uma camelô boliviana, repentistas nordestinos e um campeão de karaokê. Dirigido por Camilo Tavares, Otavio Cury e Cói Belluzzo, Cosmópolis (Brasil, 2005) mostra a agitação da vida paulistana. Depoimentos de cronistas e imagens fotográficas, algumas delas extraídas de telejornais veiculados nas décadas passadas completam o roteiro.
TV Cultura. Sábado, 25, 22 horas

PASSEIO

Três momentos de Oscar Niemeyer. O Museu da Casa Brasileira promove visi¬tas às obras de Oscar Niemeyer, com direito a um exemplar do guia Roteiros MCB – 100 obras de arquitetura em São Paulo, de autoria de Ruth Verde, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie. Serão duas opções de passeio:

Roteiro 1 – Centro: Edifício Montreal, 1950; Conjunto Copan, 1951; Edifício Califórnia, 1951; Edifício Eiffel, 1953; Edifício Triângulo, 1955. Sábado, 24, e domingo, 25, às 10 e 15 horas

Roteiro 2 – Ibirapuera: Parque do Ibirapuera, (1951/53 e 2002); marquise; Palácio das Nações (Museu Afro-Brasil); Palácio dos Estados (Prodam); Palácio das Artes (Oca); Palácio das Indústrias (Bienal); Palácio da Agricultura (Detran) e Auditório Ibirapuera.

As visitas, acompanhadas por monitores, duram em média três horas. Os ônibus partem e retornam ao museu.

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano
Inscrições pelo tel. 3032-2499. Sábado, 24, e domingo, 25, às 14 horas. Entrada franca

VÍDEO

Videoarte Repeat All, Seleção de documentários, vídeos, obras de ficção e trabalhos experimentais de 11 artistas estrangeiros e brasileiros abrem a programação 2009 no MIS. Curadoria é do suíço Sigismond de Vajay.

Tactical disorder (Espanha, 2006): vídeo de Alejandro Vidal questiona a relação entre medidas de segurança e a cultura do medo.

Faces (México, 2007): Na instalação multimídia, Carlos Amorales usou recortes de papel, animação, elementos visuais e sonoros, para uma reflexão sobre o longa-metragem The adventures of Prince Achmed (1926), do cineasta alemão Lotte Reiniger. Coletivo democracia (antigo El Perro, Espanha):

Wellfare State (Smash the ghetto, 2008) reinterpreta a demolição do bairro El Salobral, região madrilenha considerada uma das maiores favelas da Europa.

Carabanchel Sound System: Marca de merchandising (2005): criada na obra anterior The Democracy Shop (2004), mostra a antiga prisão de Carabanchel, em Madri. Nessa versão, em formato de videoclipe, rapazes com skates trajando camisetas da marca Democracia realizam acrobacias nas instalações penitenciárias abandonadas.

Sete vídeos: O artista Hassan Khan (Inglaterra) apresenta seleção de vídeos sobre a cidade do Cairo (Egito).

Perfect suited for you: Solmaz Shahbazi (Irã, 2005) produziu documentário didático com detalhes dos processos de urbanizações vivenciados pelas camadas mais ricas da população de Istambul (Turquia).

Em andamento (Brasil, 2007): Gisela Motta, Leandro Lima e Carlos Issa utilizam imagem e som para reproduzir o desenho de uma onda sonora. Casio, Seiko, Sheraton,

Toyota, Mars: No documentário de Sean Snyder (EUA, 2004/2005), o poder das marcas e da globalização são investigados em territórios do Iraque e do Afeganistão.

Disco: Os artistas Muntean e Rosenblum (Áustria/Israel, 2005) exploram obra que faz uso da câmera e isola a ação como processo habitual. A narração aparece como script principal.

Museu da Imagem e do Som – MIS
Espaço Expositivo
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Telefone (11) 2117-4777
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 18 horas
Abertura: domingo, 25, 15 horas
Até 29 de março

LITERATURA

Sampoemas. A Casa das Rosas homenageia São Paulo com saraus,recitais, projeção de filme e apresentação musical. O projeto Sarau Chama Poética abre a programação com os atores Alex Dias, Fábio Moura e Francesca Cricelli, que declamarão poemas de Mario de Andrade, Juó Bananere, entre outros. A cantora mezzo-soprano Maria Dionete, acompanhada pela pianista Silvia Regina Órfão e do grupo Poema Novo (Xande Mello, Maria Rita Gullo, Eduardo Pitta e Neide Nell) canta músicas de Luiz Tatit, Xande Mello e Adoniran Barbosa. Na sequência, exibição do curta-metragem Descido aos infernos, leitura dos poemas de Roberto Piva, com participação dos poetas Roberto Bicelli e Claudio Willer.

O músico Péricles Cavalcanti apresenta composições de sua autoria no projeto BookCrossing. Os poetas Frederico Barbosa e Sergio Vaz encerram o programa com o sarau Da periferia ao centro, homenagem à capital paulistana.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3285-6986
Entrada franca
Domingo, 25, das 15 às 19 horas

Rima, ritmo e movimento. O escritor e educador César Obeid participa de sarau e contação de histórias, às 11 horas. Com improvisos e brincadeiras, Obeid apresenta Mitos e lendas brasileiras, repertório inspirado no folclore brasileiro e O cachorro do menino, que fala sobre os cuidados com os animais. Ao final, o pú¬blico receberá o folheto de cordel História de São Paulo.

Às 15 horas, o compositor paulista Paulo Vanzolini é homenageado pelos intérpretes Carmen Queiroz e Irineu de Palmira, no Sarau Chama Poética. Para encerrar, Alex Dias, Fabio Moura e Francesca Cricelli declamarão poemas de Mario de Andrade, Juó Bananere, entre outros.

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – centro – São Paulo
Entrada franca
Telefone (11) 3326-0775
Sábado, 24 e domingo, 25, das 11 às 15 horas

EXPOSIÇÃO

2º Salão da Paisagem Paulistana. Desenhos, pinturas e xilogravuras retratam algumas das principais paisagens de São Paulo. Os trabalhos, produzidos por 19 artistas da região metropolitana e interior do Estado, mostram o lado humano da metrópole. Dois painéis, com fotos antigas, revelam a evolução da capital no século passado.

Retratando São Paulo – Exibe fotografias da cidade feitas por jovens de 7 a 17 anos, moradores de Paraisópolis, bairro do Morumbi, e do Jardim Nazaré, em Suzano.

Espaço Cultural CPTM – Estação Brás
Praça Agente Cícero, s/nº
Segunda-feira a domingo, das 4 horas à meia-noite
Entrada franca para usuários e R$ 2,40 para público externo.
Até o dia 30

Hans Staden – Entre as gentes antropófagas. Painéis, livros e documentos que mostram o caminho percorrido por Hans Staden em viagens à América do Sul, no século 16. Em destaque, estão os primeiros relatos feitos pelo viajante no livro de sua autoria: História de duas viagens ao Brasil, publicado em 1557. A mostra marca a passagem dos 180 anos da imigração alemã no Estado de São Paulo.

Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 –
Mooca – São Paulo
Terça-feira a domingo, e feriados, das 10 às 17 horas
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Entrada franca no último sábado do mês
Abertura: Domingo, 25, 10 horas
Até 28 de fevereiro

1924: A Revolução esquecida e Retratos. Organizada pelo Arquivo Público do Estado em parceria com o Acervo dos Palácios, reúne parte do acervo do Arquivo do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Arquivo Público do Estado de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Museu de Polícia Militar. São cartas, fotografias, mapas, objetos e jornais da época, coletados no processo-crime movido contra os rebeldes pela Justiça Federal.

Retratos e personagens de um Brasil paulista. Pinturas, esculturas, máscaras mortuárias e retratos, como os da marquesa de Santos, do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e de Francisco Gomes da Silva, o Chalaça. A coleção pertence ao Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e aos acervos dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

Palácio dos Bandeirantes
Av. Morumbi, 4.500 – Morumbi – São Paulo
Telefone (11) 2193-8282
Terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 16 horas. Entrada franca. Abertura: Segunda-feira, 26
Até 29 de março

Ação Cultural do Metrô

Três exposições homenageiam a cidade

São Paulo entre tempos – Exibe obras da artista Selma Simão, inspiradas em fotos antigas e atuais da cidade de São Paulo.
Estação Santa Cecília

Um cartaz para São Paulo – Mostra interpretação gráfica da cidade feita por designers.
Estação República

Retratando São Paulo – Jovens das comunidades de Paraisópolis (capital) e Jardim Nazaré (Suzano) clicaram os principais pontos da metrópole.
Estação Sé
Até domingo, 31

Informações sobre horário de funcionamento no site www.metro.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-7707722. Entrada franca para usuários e R$ 2,40 para público externo

Flores e som

Margaret Mee – 100 anos de vida e obra: reúne cerca de 100 trabalhos, entre aquarelas e livros, da inglesa Margaret Mee (1909-1988), uma das mais importantes artistas e ilustradoras botânicas do século 20. As obras integram coleções do Instituto de Botânica de São Paulo, do Sítio Roberto Burle Marx, da Academia Brasileira de Ciência do Rio de Janeiro e do Banco Bradesco. Em destaque, 59 aquarelas dedicadas à espécie das bromélias, desenhos inspirados na caatinga brasileira e série de cadernos com anotações sobre a flora amazônica. Curadoria é de Sylvia Brautigam.

Chelpa Ferro. Expõe instalação do grupo Chelpa Ferro, criada especialmente para o projeto Octógono Arte Contemporânea, que tem o objetivo de estimular o debate sobre a produção no campo das artes visuais. Os artistas Jorge Barrão (RJ), Luiz Zerbini (SP) e Sergio Mekler (RJ) apresentam composição que executa, durante oito horas, programação musical em grandes caixas de som que se movimentam verticalmente.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3324-1000
Terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Entrada franca aos sábados
Abertura das exposições:
Domingo, 25, 11 horas
Até 15 de março

Sete intelectuais na floresta de bambu. Exibe a instalação do artista chinês Yang Fudong. São cinco filmes, em preto e branco, ambientados em salas de videoprojeção interligadas. A obra cria a sensação de viagem em um navio utópico. Nesse trabalho, Fudong explorou a alienação decorrente das transformações vivenciadas pela sociedade chinesa contemporânea, em contraposição a valores da cultura ocidental. A curadoria é de Maarten Bertheux, diretor-assistente do Museu Stedelijk, de Amsterdã (Holanda).

Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1 –
Cidade Universitária – São Paulo
Telefone (11) 3814-4832
Terça a sexta-feira, das 11h30 às 19 horas; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30. Entrada franca
Abertura: Domingo, 25, 15 horas
Até 29 de março

Círculo fechado: os japoneses sob o olhar vigilante do Deops/SP. Apresenta seleção de documentos do arquivo do Deops/SP, pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. Retrata a perseguição da polícia política paulista à comunidade de origem nipônica, durante a Segunda Guerra Mundial. Objetivo é mostrar o viés da repressão e da resistência e a trajetória dos imigrantes japoneses no País. Curadoria de Boris Kossoy.

Memorial da Resistência
Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3337-0185 – ramal 27
Terça-feira a domingo, das 10 às 17h30
Entrada franca. Abertura: Sábado, 24, 11 horas. Até abril

MÚSICA POPULAR

Quinteto em branco e preto. Com participação de Dona Inah e Thobias da Vai-Vai, o grupo (foto abaixo) homenageia o samba paulistano. No repertório, Nova psicologia e Você é a fonte, canções de autoria de Magnu Souzá. E em parceria com Maurílio de Oliveira, Pela graça divina, Hoje e Minha dúvida. Dona Inah canta Maior é Deus, Quem chega atrasado e Praça 14 Bis, de Eduardo Gudin. Thobias da Vai-Vai interpreta Vai no Bixiga pra ver, de Geraldo Filme, Tributo a um bamba, de Ideval Anselmo e Vida, também de Souzá e Maurílio de Oliveira.

Auditório Simon Bolívar
Domingo, 25, 19 horas. Ingressos devem ser retirados na bilheteria a partir das 14 horas

Corporação Musical Operária da Lapa. A banda, que neste ano completa 128 anos, toca vários ritmos musicais: samba, bolero, valsa, dobrado e marcha militar. Sob a regência do maestro Nestor Avelino Pinheiro, os 26 integrantes dividem o palco com a sambista Yara Marques.

Sala dos Espelhos
Sábado, 24, 20 horas

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo.
Telefone 3823-4600
Entrada franca

Serenata para São Paulo. O grupo Trovadores Urbanos, formado por Eduardo Santhana, Juca Novaes, Maida Novaes e Valéria Caram, interpreta grandes compositores da Música Popular Brasileira. No repertório, Perfil de São Paulo, de Bezerra de Menezes; Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinicius de Morais; Trem das onze, de Adoniran Barbosa; Maracangalha, de Dorival Caymmi, entre outras canções.

Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171
Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3667-0499. Entrada franca
Domingo, 25, 17 horas

Da Agência Imprensa Oficial