Agência Paulista de Habitação Social

Portas abertas para o desenvolvimento habitacional

seg, 05/12/2011 - 23h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo vai dar um grande impulso na produção de moradias sociais. Para isso criou a Casa Paulista – Agência Paulista de Habitação Social. 

A Agência é um novo braço da Secretaria da Habitação que vai viabilizar a operação dos fundos habitacionais recém-instalados: o Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS) e o Fundo Garantidor Habitacional (FGH). Com isso, vai ampliar a participação da iniciativa privada e agentes públicos na produção de imóveis para população de baixa renda.

De 2012 a 2015, por meio da Agência Paulista de Habitação Social e da CDHU, o Governo do Estado de São Paulo vai investir R$ 7,9 bilhões para viabilizar 150 mil novas moradias e implementar ações de urbanização de favelas e regularização fundiária.

A principal missão da Agência Paulista de Habitação Social é ampliar a oferta de moradias e a captação de recursos, sendo seus principais objetivos:

– Mobilizar a iniciativa privada, agentes públicos de todas as esferas, associações e cooperativas habitacionais e sindicatos para a produção de moradias de interesse social;
– Direcionar a aplicação dos subsídios públicos;
– Garantir o risco para novos investimentos em habitação social;
– Fomentar a construção de moradias sustentáveis e acessíveis.

A Agência Paulista de Habitação Social vai desenvolver programas e ações alinhados com as seguintes diretrizes da Secretaria Estadual de Habitação:

1) Ação Estratégica em Áreas de Risco.
2) Habitação, Proteção Ambiental, Urbanização de Favelas e Atuação em Cortiços.
3) Habitação Sustentável no Litoral Paulista.

1. Casa Paulista/Parceria Governo Federal

2. Casa Paulista/Servidor Público Estadual

3. Casa Paulista/Lotes Urbanizados

4. Casa Paulista/Microcrédito/Banco do Povo

5. Casa Paulista/Parcerias Público-Privadas na Habitação.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho