Agência de Transfusão do Instituto do Câncer começa a funcionar

A agência faz a tipagem sanguínea, análise e preparo de hemocomponentes para uso em transfusões

ter, 21/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Agência Transfusional já começou a funcionar 24 horas por dia. A unidade abastece o Instituto do Câncer (Icesp) com sangue coletado na Fundação Pró-Sangue pela doação espontânea. Localizada no sétimo andar do prédio de 29 pavimentos do Icesp, a agência faz a tipagem sanguínea, a análise e o preparo de hemocomponentes para uso em transfusões.

Hemocomponentes são substâncias que compõem o sangue, separadas por procedimento técnico em bolsas individuais (por exemplo, plaquetas, hemácias e plasma). São oferecidos ao paciente de acordo com a necessidade de tratamento no hospital.

A agência existe desde o início do funcionamento do Centro Cirúrgico (novembro do ano passado), mas começou a atender plenamente neste mês devido ao aumento de demanda. Sua atuação se estende a outros setores do hospital, como o Atendimento Rápido (A.R.), UTI e Internação.

“O paciente oncológico pode necessitar de transfusão mesmo antes do diagnóstico, uma vez que anemia e sangramentos podem ser manifestações de certos tipos de câncer”, explica a hematologista Márcia Novaretti, coordenadora da agência. Às vezes, até mesmo na quimioterapia a transfusão é necessária. Ao longo do tratamento, a queda na quantidade de plaquetas é um efeito adverso relativamente comum a vários medicamentos usados no combate à doença.

Nos casos de leucemias agudas, explica a especialista, praticamente 100% dos pacientes precisam receber sangue. “Em hospital geral, cerca de 10% dos internados necessitam de sangue. Em hospital oncológico, essa necessidade pode chegar a 35%”, informa a hematologista. Desde a ativação total da agência, foram realizadas mais de 450 transfusões. Quando o hospital funcionar em capacidade plena – no segundo semestre de 2010 – a estimativa é que o Icesp realize entre 2,5 mil e 2,8 mil transfusões por mês.

Da Assessoria de Comunicação do Icesp / Diário Oficial