Agência de Santos acompanha recolhimento do óleo vazado de navio

Estima-se que 2.000 litros vazaram do Navio Rio Blanco no último dia 16

seg, 18/02/2008 - 22h06 | Do Portal do Governo

Técnicos da Agência de Santos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) reiniciaram na manhã desta segunda-feira, 18, o acompanhamento da operação de recolhimento do óleo que vazou do tanque do navio Rio Blanco, no último dia 16, em consequência de um transbordamento pelo suspiro do tanque, e atingiu o estuário de Santos.

O gerente da Agência Ambiental de Santos, Paulo Sérgio Fonseca, acredita que a maior parte do óleo já foi recolhido ontem, domingo, porém informou que os técnicos realizarão, durante toda a semana, monitoramentos na área atingida, sob o cais do terminal, para verificar a existência de eventuais “bolhas” de óleo, a fim de solicitar sua remoção.

O atendimento da Cetesb ao acidente teve início no sábado e o vazamento foi classificado como de pequeno a médio porte, sem grandes impactos ambientais, tendo em visto a quantidade de óleo vazado, estimado em até 2.000 litros, e as rápidas medidas de contenção do produto, que foram adotadas pelas equipes envolvidas nos trabalhos.

Com relação a multa, em função do episódio, o gerente esclareceu que a aplicação da penalidade cabe à Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, inclusive considerando-se os aspectos ambientais envolvidos, já que para produzir o seu parecer, a Capitania se servirá, entre outras informações, de parâmetros e relatórios da Cetesb. Ele complementou, explicando que a responsabilidade, em relação à segurança da tripulação e da embarcação, é da proprietária (armadora) do navio e da autoridade marítima, a Capitania dos Portos.

 

Rose Ferreira

Da Cetesb

(I.P.)