Agência de Fomento Paulista vai a São José do Rio Preto

Empresas atingidas pelas chuvas terão acesso à linha emergencial

qui, 28/01/2010 - 8h30 | Do Portal do Governo

A Agência de Fomento Paulista, Nossa Caixa Desenvolvimento, fará uma reunião nesta quinta-feira, 28, com empresários de São José do Rio Preto para apresentar as linhas especiais de crédito e a Linha Emergencial para Recuperação Econômica das empresas atingidas pelas chuvas.

A reunião marca também a assinatura do convênio de parceria com a Associação Comercial da cidade, a Acirp, entidade que irá atender os empresários locais.

Entre as linhas de crédito, a Agência de Fomento Paulista, disponibiliza as menores taxas do mercado para investimentos como a Linha Especial de Investimento, a LEI, para financiamento de aquisição de máquinas e equipamentos, de veículos utilitários e abertura de franquias com taxa de até 1,3% ao mês.  Já a linha de Financiamento ao Investimento Paulista, a FIP, é específica para projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e à eficiência energética, tem taxa de juros de 8% ao ano, mais correção pela IPC-FIPE, com prazo de até 60 meses, incluindo a carência (que varia de 6 a 12 meses). Para capital de giro a taxa é de 0,96% ao mês.

Linha emergencial

A Linha Emergencial para Recuperação Econômica, da Agência de Fomento Paulista, é exclusivamente para as pequenas e medias empresas atingidas pelas chuvas das últimas semanas, em municípios que tenham sido decretado estado de calamidade publica ou situação de emergência pelo Governo do Estado. Em São José do Rio Preto, as empresas localizadas em áreas atingidas poderão obter o financiamento. O mesmo ocorre em São Luiz do Paraitinga, onde já foram realizadas reuniões com os empresários e as propostas de empréstimos já estão em andamento.

Para facilitar o acesso à Linha Emergencial, as empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, podem utilizar o Fundo de Aval Paulista, FDA, que será o responsável pelas garantias da operação junto a Agência de Fomento.

Diferenças entre a Agência de Fomento Paulista e os bancos comerciais

A Agência de Fomento Paulista atua de maneira diferente de um banco comercial. Uma das vantagens para o empresário é que não há exigências de abertura de conta, nem há obrigatoriedade de contrapartidas. O empresário também não precisa se dirigir a um banco e sim encaminhar a sua documentação via entidade de classe, como, por exemplo, a Associação Comercial, para obter o limite de crédito. O modelo de negocio é mais rápido e focado na necessidade do cliente. Mais informações no site: www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.