Aftosa: São Paulo lança campanha de vacinação em 1º de maio

Durante o mês, todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados

qui, 20/04/2006 - 19h53 | Do Portal do Governo

A 1º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros, que acontece nos meses de maio e novembro, será lançada no próximo dia 1º de maio, às 10 horas, no município de Ourinhos.
Durante o mês, todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados. No caso da raiva dos herbívoros, a imunização acontece somente em 14 regiões do estado com maior incidência do morcego hematófago, transmissor do vírus.

No ano passado, a defesa agropecuária do estado tomou todas as providências para evitar o aparecimento da doença. Foram criados corredores sanitários para entrada de animais e produtos do Mato Grosso do Sul e Paraná, onde também houve aparecimento da doença; rastreamento e monitoramento de todo o rebanho vindo destes estados antes do aparecimento dos focos e a antecipação da vacinação em novembro, assim como proibição de eventos com aglomeração de animais susceptíveis à aftosa.

Com estas medidas, São Paulo completa 10 anos sem registrar um único caso de aftosa. Em novembro último, 99,60% do rebanho paulista de 13,5 milhões de cabeças foi imunizado, recorde no índice de vacinação. “O objetivo em nossas campanhas é sempre 100% de imunização e para isto contamos com os pecuaristas paulistas”, afirma o secretário de agricultura e abastecimento, Alberto José Macedo Filho.

Com a suspeição de novo foco de aftosa em Japorã (MS), o Estado de São Paulo, que já não recebia animais, produtos e subprodutos, desde o aparecimento da doença em outubro de 2005, permanece adotando os mesmos procedimentos, previstos por normativa do Ministério de Agricultura.

Serviço: Lançamento da 1ª etapa da Campanha contra Febre Aftosa e Raiva dos Herbívoros/ Dia 1º de maio às 10 horas

Local: Recinto de Exposições da FAPI – Av. Jacinto Ferreira de Sá, s/nº – Ourinhos/ SP