Aeroporto de Jundiaí ganha torre de controle

Governador José Serra participou da cerimônia de inauguração neste sábado, 13

sáb, 13/12/2008 - 13h49 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h56

A nova torre de controle do aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, inaugurada neste sábado, 13, pelo governador José Serra é uma alternativa para a aviação executiva e geral em São Paulo. O novo equipamento vai possibilitar maior recepção de aeronaves de toda a área terminal paulista, compreendida pelos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Viracopos, São José dos Campos, Marte, Sorocaba, Jundiaí e Bragança Paulista. “As obras feitas aqui vão ampliar muito a capacidade e a segurança desse aeroporto”, destacou o governador José Serra, lembrando que o movimento ali já dobrou em relação ao ano passado.

Para possibilitar esse atendimento, foi instalada no aeroporto de Jundiaí uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações Aeronáuticas (EPTA) e de tráfego aéreo, com torre de controle. Em maio deste ano, o Comando da Aeronáutica disponibilizou uma torre de campanha (móvel) para o aeroporto. Para compor a EPTA, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – DAESP, órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, montou uma estrutura com computadores, “softwares” específicos, e, além disso, contratou equipes de profissionais de comunicação e informações aeronáuticas e controladores de tráfego aéreo visando o melhor funcionamento da Estação.

A construção da torre definitiva foi iniciada em julho deste ano, com investimento de  R$ 686,6 mil. Para aperfeiçoar ainda mais a infra-estrutura aeronáutica do aeroporto, o DAESP contratou operadores com a participação e apoio da Infraero; implantou a infra-estrutura da sala de informações aeronáuticas e de telecomunicações; realizou, em coordenação com o Serviço Regional de Proteção ao Vôo, os trabalhos para homologação da referida torre e construiu a estrutura de suporte para a torre de controle definitiva, que tem nove metros de altura e contém, além da cabine de operação, duas salas e uma área para os equipamentos de suporte operacional. 

Para completar o conjunto de obras no aeroporto de Jundiaí, o DAESP também realizará obras de pavimentação do sistema viário, drenagem, rede de esgoto e instalações prediais das edificações operacionais, recuperação de talude e construção da nova sala de informações aeronáuticas – onde se faz os planos de vôos, a meteorologia – no  terminal de passageiro. A obra já foi licitada e a previsão é de que na próxima semana os serviços sejam iniciados. Com investimento de R$ 916,3 mil, os serviços devem ser concluídos em julho de 2009.

Atualmente, o aeroporto de Jundiaí ocupa a 12ª posição no ranking do País em movimentação de aeronaves, de acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).