Aeronaves ajudam no combate a queimadas em todo o estado

Aviões foram contratados pelo Governo para atuarem na Operação Corta-Fogo

qua, 02/09/2015 - 8h42 | Do Portal do Governo

Empresas especializadas no combate aéreo de incêndios foram contratadas pela Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros, para atuarem em conjunto com equipes em terra no combate a queimadas de coberturas vegetais.

As ações fazem parte da Operação Corta-Fogo 2015 e terão mais ênfase em regiões com maior incidência de ocorrências, como nas cidades de Araçatuba, Piracicaba, Jundiaí, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, além da Região Metropolitana de São Paulo.

Para integrar as equipes em solo com as aeronaves, os profissionais passaram por um treinamento na última semana, no Aeroclube Campo dos Amarais, em Campinas.

No curso foram ensinadas instruções básicas sobre acionamento, logística de apoio em solo, medidas de segurança e aulas sobre abastecimento e simulação de ataque aéreo ao fogo com uso de água e espuma.

A Operação Corta-Fogo se relaciona com duas das Cinco Diretrizes da Secretaria do Meio Ambiente: “Conservação ambiental e restauração ecológica” e “Vulnerabilidade ambiental e mudanças climáticas”.

Do Portal do Governo do Estado