Advogado de patentes norte-americano faz palestra na USP

Daniel Ravicher é professor da Benjamin N. Cardozo School of Law, uma das principais instituições norte-americanas na área de direito da propriedade i

qua, 11/04/2007 - 17h32 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 12, às 14h30, no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o advogado de patentes norte-americano Daniel Ravicher proferirá a conferência Universidades e Patentes: Lições dos EUA para o Resto do Mundo. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos de Informação e Comunicação (EdIC) do IEA e pelo Grupo de Pesquisa em Políticas para o Acesso à Informação (G-Popai) da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH) da USP Leste.

Daniel Ravicher é professor da Benjamin N. Cardozo School of Law, uma das principais instituições norte-americanas na área de direito da propriedade intelectual. É fundador e diretor executivo da Public Patent Foundation, instituição que defende o interesse público contra patentes abusivas (que diminuem excessiva ou desnecessariamente a competição econômica, dificultam o avanço científico ou encarecem bens). É autor de diversos artigos e já fez inúmeras conferências sobre a legislação de patentes. Além disso, tem participado de iniciativas no Congresso dos EUA voltadas a uma revisão dessa legislação.

Ravicher abordará a experiência norte-americana na área de patenteamento de inovações desenvolvidas nas universidades, tratando de temas como o Bayh-Dole Act, lei que entrou em vigor nos EUA em 1980, garantindo às universidades e institutos de pesquisa a titularidade de patentes de inventos resultantes de pesquisas financiadas por verbas públicas, facultando a essas instituições a transferência de tecnologia às empresas. O advogado discutirá também os impactos que várias políticas sobre patentes têm ocasionado nas universidades dos EUA e como essas experiências permitem a elaboração de recomendações a outros países, para que adotem políticas similares.

Oswaldo Massambani (coordenador geral da Agência USP de Inovação) e Imre Simon (coordenador do EdIC) serão os debatedores. O evento, que é aberto ao público, será em inglês, com transmissão ao vivo pela web no endereço www.iea.usp.br/aovivo, o público poderá enviar questões aos participantes pelo e-mail iea@usp.br.

A entrada é franca e sem necessidade de inscrição prévia. O IEA está localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Outras informações pelo telefone (11) 3091-1686.

Da Agência USP de Notícias

(R.A.)