Adultos de SP ganham nova chance para conclusão de ensino

Secretaria da Educação fechou parceria para aplicar o exame nacional

dom, 14/09/2008 - 10h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com o Ministério da Educação e realizará ainda neste ano o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). É uma segunda chance para jovens e adultos ganharem certificados de ensino fundamental ou médio. Em março deste ano a Secretaria já aplicou o exame supletivo, com a mesma finalidade.

Com o objetivo de avaliar a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar, o Encceja é semelhante ao exame supletivo (realizado pela Secretaria em março para cerca de 105 mil pessoas – 254 mil se inscreveram). Todos os alunos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas que estão fora da escola poderão participar.

O Encceja será aplicado em 13 e 14 de dezembro. As inscrições ocorrerão de 6 a 31 de outubro. Para participar será preciso se cadastrar gratuitamente pelo site www.educacao.sp.gov.br. Após a inscrição on-line o candidato receberá via correio o cartão de confirmação, contendo as informações sobre local, data e horário da aplicação dos exames.

“É oportunidade única para galgar um degrau na vida escolar. O Encceja atesta a capacidade do candidato que deixou de concluir alguma disciplina”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os candidatos à conclusão do Ensino Fundamental devem ter no mínimo 15 anos completos até o dia 13 de dezembro de 2008, data da realização da primeira prova. Já os candidatos do Ensino Médio devem ter no mínimo 18 anos completos na mesma data.

Durante o processo, os candidatos serão avaliados da seguinte forma:

Ensino Fundamental: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais

Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

O conteúdo programático das avaliações de cada disciplina está disponível para os candidatos no site da Secretaria de Estado da Educação. Cerca de 105 mil candidatos participaram do exame supletivo neste ano (inscrições em 2007), em 153 municípios do Estado. Deste total, cerca de 71 mil foram aprovados.

Da Secretaria da Educação

(L.F.)