Adolescentes paulistanos ganham balada da saúde

Objetivo é oferecer orientação sexual antes da diversão

qui, 16/08/2007 - 12h12 | Do Portal do Governo

Utilizar a diversão para orientar sobre sexo, uso correto de métodos anticoncepcional – entre eles, a Pílula do Dia Seguinte –, e oferecer atendimento médico. É o que pretende a Secretaria Estadual da Saúde, que está lançando um projeto inédito: a Balada da Saúde.

O novo programa irá oferecer, toda segunda-feira, das 17h às 20h30, uma festa diferente aos adolescentes, na Casa do Adolescente de Pinheiros. Qualquer pessoa de 12 a 20 anos poderá participar.

Das 17h30 às 19h haverá equipes do Programa de Adolescente da Secretaria para o Plantão das Emoções. Ginecologistas, psicólogos e nutricionistas irão tirar dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Se necessário, os adolescentes passar por exames, como aferição de pressão, altura e peso, ou agendar atendimento. A Secretaria ainda distribuirá preservativos e folhetos explicativos.

A balada começará às 19h. A idéia é que a cada semana haja um tema: rap, MPB, dance music, enfim, todos os estilos musicais. Os adolescentes poderão inscrever bandas para tocar durante a festa. Shows e muita música irão comandar a festa, com canhões de luzes e até DJs.

Uma das propostas do projeto é orientar as adolescentes sobre a utilização racional da pílula do dia seguinte, para evitar que este seja o primeiro método adotado contra a gravidez indesejada. Os profissionais da Secretaria aproveitarão o momento de descontração oferecido pela balada para conscientizar jovens de ambos os sexos sobre a importância da prevenção, com uso de camisinhas e anticoncepcionais. A utilização da pílula de emergência será recomendada apenas em caso de falha dos outros métodos contraceptivos.

“Escolhemos as segundas-feiras porque é o dia que mais recebemos jovens em busca de orientações sobre sexo. Depois das baladas do final de semana todos querem acabar com as dúvidas, saber como usar preservativos e evitar gravidez”, afirma a coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente, Albertina Duarte Takiuti.

A primeira Balada da Saúde acontece na próxima segunda-feira, 20 de agosto. A Casa do Adolesce de Pinheiros fica na rua Ferreira de Araújo, 789.

Pílula do Dia Seguinte

A Secretaria iniciou na segunda-feira, 13, a distribuição gratuita de Pílulas do Dia Seguinte em estações de Metrô, ônibus e trem, além de centros de saúde. As Farmácias Dose Certa (veja lista abaixo), localizadas nestes pontos, irão oferecer os contraceptivos de emergência, sempre das 8h às 17h.

Para retirar o medicamento será preciso ter receita médica de qualquer unidade pública de saúde, contendo o nome do princípio ativo: Levonorgestrel 0,75 mg. Ao receber a pílula, a pessoa também ganhará preservativos e informativos sobre sexo seguro e gravidez.

Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)