Adolescentes da Fundação CASA terão aulas com técnicos do Itesp

Objetivo da parceria é capacitar adolescentes autores de atos infracionais em técnicas de produção agrícola

qui, 28/02/2008 - 11h29 | Do Portal do Governo

Capacitar adolescentes autores de atos infracionais em técnicas de produção agrícola é o principal objetivo de um termo de cooperação que foi assinado nesta quarta-feira (27) entre a Fundação CASA e o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). A assinatura aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, pasta à qual os dois órgãos estão vinculados.

Segundo o secretário Marrey, esse é um passo concreto para sensibilizar outros órgãos estaduais a adotar parcerias para o atendimento e desenvolvimento de jovens que cumprem medidas sócio-educativas no Estado. “Trata-se de uma iniciativa importante, que servirá de modelo para que a Fundação Procon-SP, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e o Imesc [todos órgãos vinculados à pasta] cooperem no atendimento de adolescentes infratores. Espero que em breve outros órgãos estaduais também possam dar sua contribuição na inclusão produtiva de jovens assistidos pela Fundação CASA”, declarou.

A parceria entre a Fundação CASA e o Itesp visa atender, inicialmente, a 35 jovens que cumprem medida socioeducativa em Liberdade Assistida.

“A idéia é que o Itesp, com sua experiência na área agrícola, dê os cursos aos nossos adolescentes, o que permitirá que eles usem as técnicas de cultivo como meio de geração de renda e inserção no mercado de trabalho”, diz Berenice Giannella, presidente da Fundação CASA.

O projeto começará pelos municípios de Presidente Prudente, no Oeste Paulista, e Sorocaba, no Sudoeste. Serão contemplados adolescentes que estão no Ensino Fundamental. As atividades serão uma complementação às atividades oferecidas na LA. Pelo termo, caberá ao Itesp fornecer os capacitadores e equipamentos necessários à realização dos cursos de capacitação. A Fundação CASA dará acompanhamento psicológico e social aos jovens, além de custear o transporte e alimentação dos adolescentes.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(L.F.)