Adolescentes da Fundação CASA têm aulas com árbitro de futebol

Os garotos vão aprender tudo sobre as 17 regras que um juiz deve seguir

qui, 23/07/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Os adolescentes da Unidade de Internação Rio Pardo, Fundação CASA, têm aulas de arbitragem. Desde o dia 17 deste mês, eles participam do programa Olé Social, do Olé Brasil Futebol Clube, projeto realizado em diversas escolas da região de Ribeirão Preto, por meio de parceria da Secretaria de Esporte do município. 

O curso de arbitragem será ministrado todas as sextas, durante as próximas nove semanas. As aulas são ministradas por Evandro Silveira, ex-arbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Juiz de futebol desde 1996, ele apitou nos campeonatos Brasileiro e Paulista.

A ideia de incluir a unidade no projeto partiu do professor de Educação Física da unidade André Luiz da Silva. “É uma possibilidade de inserir os adolescentes no meio esportivo”, diz. E não só: o professor acredita que, por meio das técnicas do apito, os jovens podem aprender a ter melhor disciplina e até ter uma fonte de renda. “O curso pode dar uma oportunidade real para o menino, pois o curso é um pontapé inicial para aqueles que se identificarem, procurar isso lá fora”.

O juiz concorda. “A arbitragem ajuda na disciplina e também dá noção de regras aos adolescentes”, conta Evandro Silveira. “Vamos desenvolver as aulas e as expectativas são as melhores possíveis”.

As aulas de arbitragem serão práticas e teóricas e mostrarão as 17 regras que um juiz deve seguir. 

Da Fundação CASA