Adolescentes da Fundação Casa produzem jornal em Pirituba

Em sua sexta edição, o jornal traz informações, opiniões e entrevistas produzidas pelos jovens

sáb, 15/09/2007 - 16h45 | Do Portal do Governo

O jornal Pirituba News, do Internato Pirituba da Fundação Casa, nasceu no início deste ano como projeto-piloto desenvolvido por funcionários da instituição. Trata-se de um canal de comunicação, no qual são discutidos vários temas de interesse do público jovem. Em sua sexta edição, o jornal traz informações, opiniões e entrevistas produzidas pelos adolescentes. Todo esse trabalho tem o auxílio da equipe pedagógica da unidade.

O veículo, de circulação interna, é distribuído mensalmente e a produção dos textos é realizada na biblioteca do internato – que se torna verdadeira redação de jornal durante o período em que os jovens estão por lá. 

Em busca de parcerias – “Tentamos corrigir poucas coisas, pois o ideal é que eles leiam e possam se identificar com o conteúdo jornalístico”, explica a agente educacional Lígia Paranaguá. O Pirituba News é dividido em várias seções, entre as quais esportes, cultura, poesia e saúde. A definição das pautas é feita por meio de reuniões, nas quais os próprios adolescentes decidem os temas a serem abordados.

A equipe de redação é formada por quatro jovens. Um deles coordena a edição e os demais colaboram com idéias e na elaboração dos textos. A meta do Pirituba News, de acordo com a equipe pedagógica da unidade, é ampliar o número de exemplares e fazer edições coloridas. Para isso, necessita de parcerias, o que a coordenação do projeto tem buscado. “Temos dificuldades para as impressões do jornal, mas nosso objetivo é que ele possa chegar a todos os adolescentes da instituição”, completa Lígia. 

Da Fundação Casa