Adolescentes da Fundação CASA participam de curso de qualificação profissional

Iniciativa integra projeto Educação Através do Esporte, da Fundação CASA e da Federação Paulista de Tênis

ter, 19/10/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Dez adolescentes da Fundação CASA que estão cumprindo medida socioeducativa de semiliberdade participaram nesta terça-feira, 19, do 1º Curso de Encordoador de Raquetes. Trata-se de um curso de qualificação profissional que ensina tecer tramas para raquetes.

A iniciativa é parte do projeto Educação Através do Esporte, realizado pela fundação em conjunto com a Federação Paulista de Tênis. Durante quatro horas, na sede do Sport Club Corinthians, no Parque São Jorge, os adolescentes, de ambos os sexos e com idade média de 17 anos, aprenderam, na prática, as técnicas para se tecer tramas de raquete de tênis. Isso inclui, por exemplo, saber a calibragem correta da máquina.

“É uma oportunidade de qualificação profissional para o adolescente, que poderá, depois, atuar nesse mercado”, afirma o diretor da unidade de  Semiliberdade Uraí, Wladymir Gonzalez, uma das contempladas com o curso. Também haverá jovens das unidades Azaleia, Fênix, Professor Paulo Freire, Sabará e Umbó.

“No Estado de São Paulo é o primeiro curso aberto que se tem notícia, pois os profissionais da área, em geral, aprenderam empiricamente”, completa o diretor do Departamento de Responsabilidade Social da Federação Paulista de Tênis (FPT), Alexandre Arantes. O mercado de trabalho inclui clubes, academias e lojas de materiais esportivos. Só a FPT possui 100 associados, entre clubes e academias.

As aulas foram ministradas pelo encordoador Antonio Rodrigues Junior, conhecido como Juninho, profissional com dez anos de experiência na área e que já atuou em torneios importantes, como a Copa São Paulo. Atualmente, Juninho atua no 12º Torneio Aberto de Tênis do Corinthians, que termina em 27 de novembro.

Da Fundação CASA