Adolescentes da Fundação CASA lembram Dia da Consciência Negra

Unidades de Mirassol, Marília e Ribeirão Preto promovem uma semana de ativiades

seg, 16/11/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Os adolescentes das unidades Mirassol, Marília e Ribeirão Preto da Fundação CASA estão participando nesta semana de uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). 

Em Mirassol, haverá uma exposição com trabalhos dos adolescentes sobre a cultura africana no Museu Municipal da cidade. Além dessa mostra, os garotos participarão de palestras sobre a influência da cultura africana no processo de definição da identidade dos brasileiros, os mitos e lendas da África; e apresentarão peças de teatro e espetáculos de dança. Também haverá desfile de moda e apresentação de coral. 

Na cidade de Marília, os jovens, funcionários e educadores da unidade vão discutir a preservação da cultura africana e o esforço para que a trajetória de luta e discriminação dos escravos no Brasil não seja esquecida. Haverá apresentações de capoeira, maculelê, exposição de desenhos e poesias inspiradas no tema consciência negra, entre uma série de atividades. 

Em Ribeirão Preto, serão realizadas atividades culturais e teóricas que mostrarão aos adolescentes e funcionários da unidade a importância da data. Os adolescentes farão um esboço histórico da luta dos negros no País e apresentações de samba, hip-hop e outras vertentes musicais  que  contemplam  a mistura das culturas brasileira e africana.O principal destaque será uma palestra que ensinará aos jovens a importância e função de plantas medicinais, utilizadas pelos negros na cura de doenças. 

Da Fundação CASA