Adolescentes da Fundação CASA jogam na preliminar de Corinthians e Botafogo

Equipes classificadas para as quartas de final da Copa CASA abrirão jogos do Paulistão

qui, 04/03/2010 - 11h17 | Do Portal do Governo

Usar o esporte como uma ferramenta de reinserção social e dar chance aos jovens que estão internados em unidades da Fundação CASA. É pensando nestas oportunidades de recolocar os adolescentes gradativamente na sociedade que a instituição vai levá-los para abrir os jogos principais do Campeonato Paulista de Futebol. Há seis anos já é feito este trabalho por meio da Copa da CASA de Futebol.

Nesta quinta-feira, 4, na preliminar de Corinthians e Botafogo, 30 adolescentes da unidade do Guarujá (Litoral) e do Internato Fazendo Carmo (Capital) vão pisar no gramado do Estádio do Pacaembu para abrir a rodada do Paulistão de 2010. Os jovens da CASA jogam pelas quartas de final da VI Copa da CASA.

As equipes classificadas para esta fase são: São José do Rio Preto, Cerqueira César, Franco da Rocha, Guarujá, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Fazendo do Carmo e João do Pulo (ambas da capital). Neste ano, a copa conta com a participação de mais de 1.200 jovens de 74 unidades do Estado.

Padrinho do torneio, o ex-jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira Zé Maria, que foi tricampeão na Copa de 70 e atualmente trabalha como coordenador de Esporte na Fundação, disse que o “intuito principal das competições esportivas promovidas pela CASA é o de adotar o esporte como instrumento de recuperação social dos adolescentes”.

O torneio está sendo realizado em alusão à Copa do Mundo da África Sul. Numa referência aos países cabeças chaves, os times foram divididos por grupos: I, da África do Sul; II, do Brasil; III, da Espanha; IV, da Argentina; V, da Alemanha; VI, da Inglaterra; VII, da Itália; e VIII, da Holanda.

Oportunidade no esporte

Alguns jovens que passaram pela Fundação CASA agarraram as oportunidades que surgiram durante as edições anteriores da competição. Em 2005, na primeira copa, descobriu-se o primeiro talento – Pablo Calfany, que se profissionalizou no São Paulo.

Em 2008, Diego Lima se destacou em campeonatos entre internos, e passou num teste para jogar no sub-20 da Portuguesa. Hoje, está a um passo para se profissionalizar na Lusa.

O último foi descoberto em 2009 é o ex-interno Eder Junior Pereira Costa, 18 anos, que está próximo de ser integrado ao elenco do time profissional do Marília. O jovem meio-atacante, artilheiro da V Copa da CASA 2009, foi revelado na Copa da CASA.

Copa da CASA

 O torneio é realizado desde de 2005 pela Gerência de Educação Física e Esporte da CASA em parceira com a Federação Paulista de Futebol, que disponibiliza os campos e fornece arbitragem para os jogos nas preliminares do Paulistão 2010.

Serviço
Local: Estádio do Pacaembu
Endereço: Praça Charles Miller – S/N – Pacaembu
Data: quinta, 4
Horário: 14 horas

Da Fundação CASA