Adolescentes da Fundação CASA do Brás vão ao teatro

Depois de assistir ao espetáculo, os adolescentes e funcionários vão realizar um trabalho sobre a peça

sex, 07/11/2008 - 17h24 | Do Portal do Governo

Cinco jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade 36 (Brás) vão assistir ao espetáculo Arena Conta Zumbi, na noite desta sexta-feira (7 de novembro), no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo. Cinco funcionários vão acompanhar os meninos. Os ingressos foram cedidos gratuitamente, após um contato da direção da unidade.

A peça retrata a luta pela liberdade do líder negro Zumbi dos Palmares numa das passagens mais sangrentas da nossa história: a escravidão. É um musical produzido por Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. A saída dos jovens é resultado de uma ação integrada entre setores técnico e pedagógico da Fundação, além dos integrantes do Quesito Cor que mantém um Fórum de Discussão sobre a questão racial no site da Fundação CASA.

Depois de assistir ao espetáculo, os adolescentes e funcionários vão realizar um trabalho sobre a peça, com elaboração de textos, mensagens e fotografias sobre a luta de Zumbi dos Palmares. O material será apresentado a todos os internos da unidade, durante as atividades sobre o dia da Consciência Negra (20 de novembro).

“Sair da unidade e assistir a um espetáculo desse nível faz parte do processo de recuperação e ressocialização desses jovens, que só conquistaram essa oportunidade porque são disciplinados, têm compromisso e responsabilidade na execução da medida socioeducativa”, disse a diretora da UI 36 (Brás), Kelly Cristina Fonseca.

Saiba mais sobre o espetáculo e o Teatro de Arena

No final dos anos 50 e inicio dos 60 a cultura brasileira efervescia. O cinema agora chamado de cinema novo gerava Glauber, Roberto Santos, Nelson Pereira dos Santos e outros. A música trazia além da bossa nova, a música de protesto com Tom Zé, Zé Kéti Geraldo Vandré, e outros tantos. No teatro o maior e melhor representante dessa época em São Paulo era o Teatro de Arena, onde Boal e Guarnieri implantavam, com êxito, o que se convencionou chamar de teatro político.

Tudo ia no melhor dos mundos quando em 1964 os militares derrubam o governo de João Goulart e estabelecem um regime autoritário e sangrento que durou até 1985. Fechamento do congresso, privação das liberdades democráticas, prisões, torturas, mortes, censura, perseguição aos intelectuais, e tantas outras barbaridades.

Como fazer um teatro político, engajado? Como discutir as grandes questões nacionais? Como fazer com que o teatro, como dizia Plínio Marcos, fosse a tribuna do povo? Como tocar corações e mentes com a boca amordaçada?

O Teatro de Arena, sob a direção de Boal e Guarnieri encontrou a fórmula. Através da grande e maravilhosa poesia de Guarnieri; através de metáforas; através de peças que se passavam em lugares longínquos e imaginários que na realidade eram aqui mesmo e, principalmente através de musicais modernos e bem brasileiros e com estrutura dramática diferente.

Foi nesse clima que nasceu “Arena conta Zumbi”. Usando a história da escravidão no Brasil, para denunciar, não só a própria história mas também a história recente do que estava acontecendo no País.

É com esse espírito que o espetáculo deve ser assistido. Tendo presente o Brasil do século XIX e o Brasil da segunda metade do século XX. Aliás, a peça, como dizia Plínio Marcos, propõe reflexões muito pertinente ainda no Brasil de hoje.

Da Fundação CASA

(M.C.)