Adolescentes da Fundação CASA de Rio Claro vão conhecer a Serra do Mar

Os jovens conquistaram a oportunidade de fazer parte da aula-passeio

seg, 01/09/2008 - 20h37 | Do Portal do Governo

Dez jovens da CASA Rio Claro terão a oportunidade de conhecer na próxima quinta-feira, 4, o pólo turístico da Serra do Mar. A viagem vai complementar as atividades educativas desenvolvidas dentro da unidade e acontece por meio da parceria com a Caminhos do Mar – Pólo Turístico, entidade que faz parte do Projeto Amigos da CASA.

Os jovens conquistaram a oportunidade de fazer parte da aula-passeio após serem selecionados por se destacarem nos aspectos disciplinares, de convivência e de participação. A unidade desenvolve periodicamente atividades externas. Porém, é a primeira vez que os adolescentes da unidade visitam o local.

De acordo com a encarregada técnica da CASA Rio Claro, Margarete Beig, a idéia de promover esta atividade ocorreu após uma pesquisa por parte da equipe pedagógica da unidade. A visita, diz ela, vem ao encontro do conteúdo escolar, no qual estão sendo inseridas as disciplinas de História e Geografia e cultura da civilização brasileira.

“É uma conquista atingida pelos adolescentes, importante na melhora da auto-estima, disciplina, amadurecimento e evolução dentro da medida socioeducativa”, avalia Margarete. “A integração entre eles e também com os funcionários que os acompanharão, com certeza, trará resultados positivos no processo de ressocialização”.

O Pólo Ecoturístico está situado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar entre duas importantes regiões metropolitanas: a da Baixada Santista e a de São Paulo. É caracterizado por Mata Atlântica e por importante acervo histórico cultural, além de arrojadas obras de engenharia datadas da primeira metade do século XX.

Projeto Amigos da CASA

O Projeto Amigos da CASA reúne uma série de parceiros privados, não-governamentais e públicos que gratuitamente desenvolvem projetos com os adolescentes atendidos pela Fundação.

O rol de parceiros já reúne mais de 25 pessoas jurídicas, entre clubes de futebol, entidades empresariais e grupos culturais.

Da Fundação CASA

(M.C.)