Adolescentes da Fundação Casa conquistam bolsa do ProUni

Dos 500 jovens que prestaram o Enem em 2006, quatro foram contemplados

seg, 16/07/2007 - 13h06 | Do Portal do Governo

O sonho de alguns adolescentes da Fundação Casa de obter um diploma do Ensino Superior pode se tornar realidade. Dos 500 jovens que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006, quatro conquistaram bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os adolescentes, enquanto estavam internados, cumpriram medidas em unidades da capital, Marília, Iaras e Ribeirão Preto. Dentro das unidades todos são obrigados a continuar o ensino formal, ministrado por professores da rede estadual.

Os internos participaram do exame de 2006 e ultrapassaram a média mínima de 45 pontos entre as duas partes da prova – objetiva e redação – estabelecidas pelo Ministério da Educação. A pontuação dos jovens variou na média de 60 pontos.

Ao todo foram 38 jovens que alcançaram a média mínima nacional. Do total, 18 se inscreveram, entretanto, apenas quatro foram contemplados com a bolsa de estudo em instituições de Ensino Superior para cursar Direito, Administração de Empresas, Pedagogia e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Não basta obter uma boa nota, para se candidatar a uma bolsa do ProUni é preciso que o aluno tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, além de outros critérios técnicos exigidos pelo Governo Federal.

Para a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, a educação é uma das prioridades da instituição. Ela considera que a educação é fundamental para o processo de ressocialização do adolescente, e a conquista de uma vaga na faculdade confirma o acerto dos esforços.

Bolsa de estudo – Caso o aluno receba uma bolsa parcial (50%) e não tenha como arcar com o pagamento dos outros 50%, o Ministério da Educação financia parte dessa mensalidade por meio do Fies (Financiamento estudantil). Dessa forma, o aluno pagará 25% do valor total da mensalidade e, após concluir o curso, pagará os outros 25% que foram financiados. Informação retirada do site(www.enem.inep.gov.br).

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania