Adolescentes da Febem vão trabalhar na Cosesp

nd

qua, 31/05/2000 - 17h19 | Do Portal do Governo

Um convênio entre a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) e a Cosesp (Companhia de Seguros do Estado de São Paulo) está ajudando dezenas de adolescentes – carentes, abandonados ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto – a entrar no mercado de trabalho e aprender uma profissão.
Os adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, recebem capacitação profissional e treinamento por meio de estágio de até dois anos. Pela prestação de serviços eles recebem salários, no valor de R$ 226,50 nos dois primeiros meses. Nos meses seguintes, esse rendimento sobe para R$ 256,00. O dinheiro fica com o adolescente. A Cosesp também concede outros benefícios, como vale-transporte, tíquete alimentação, gratificação de Natal e férias (por ocasião do desligamento). Atualmente, 17 adolescentes estão participando do programa. Eles estão ligados ao Departamento de Expedição, onde exercem atividades nas centrais de mensageiros e de cópias.
O Programa de Capacitação Profissional de Adolescentes da Cosesp foi criado por convênio assinado com a Febem em 1996 e já beneficiou 50 meninos e 22 meninas. Para participar, o adolescente tem de obrigatoriamente estar estudando. Eles estão sob supervisão direta da entidade assistencial à qual estejam vinculados (no caso dos carentes) ou da Febem (infratores), e da equipe de acompanhamento da empresa.
A Cosesp e a Febem consideram positivos os resultados do programa, pois ao longo do estágio os adolescentes recuperam a auto-estima e a confiança, tornando-se aptos a ingressar definitivamente no mercado de trabalho.