Adolescentes da Febem Tatuapé serão transferidos para novo prédio

A mudança foi autorizada pelo Poder Judiciário No novo local, áreas serão adaptadas para atividades sócio-educativas Pedido de transferência foi fei

sex, 07/04/2006 - 15h26 | Do Portal do Governo

Os 131 adolescentes internados nas unidades 14 e 23 do Complexo Tatuapé da Febem serão transferidos para o prédio que já abrigou a Penitenciária Feminina do Tatuapé e ficarão no novo espaço até setembro deste ano. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Lembo nesta sexta-feira, 7 de abril, após assinatura de convênio com a prefeitura de São Paulo para repasse de recursos para as obras dos hospitais municipais de M’Boi Mirim e Cidade Tiradentes.

Lembo informou que a transferência foi autorizada hoje pelo Poder Judiciário, já que as duas unidades foram depredadas pelos jovens na última quarta-feira. “A situação dos adolescentes na área que foi destruída é amarga”, disse.

De acordo com relatório encaminhado pela Fundação para o Bem Estar do Menor (Febem) para o Tribunal de Justiça do Estado, na própria quarta-feira, as instalações das duas unidades ficaram “inabitáveis”, houve destruição de dormitórios, banheiros e comprometimento da estrutura do telhado.

O pedido de autorização de transferência dos jovens para o prédio da antiga Penitenciária Feminina do Tatuapé se deu pela dificuldade de acomodá-los em outras unidades da Fundação e para evitar superlotação. O prédio, que pertence à Febem, estava desocupado há dois meses e tinha sido reformado. Além disso, fica no mesmo quadrilátero da Febem, ao lado do Complexo. Ele foi cedido à Secretaria da Administração Penitenciária e funcionava como penitenciária feminina desde dezembro de 1991.

Ainda de acordo com o relatório, o prédio tem três alas em condições de uso e dependências que poderão ser utilizadas como refeitório, pátio e adaptadas para atividades sócio-educativas.

Cíntia Cury