Adolescentes da Casa terão aulas com técnicos do Itesp

Parceria entre Fundação e Itesp atenderá 35 jovens que cumprem medida socioeducativa em Liberdade Assistida

qua, 27/02/2008 - 19h24 | Do Portal do Governo

Capacitar  adolescentes  autores  de  atos  infracionais em técnicas de produção  agrícola é o principal objetivo de um termo de cooperação que foi assinado nesta quarta-feira (27 de fevereiro) entre a Fundação Casa e o Instituto  de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). A assinatura aconteceu  na  sede  da  Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, pasta à qual os dois órgãos estão vinculados.

Segundo o secretário Marrey, esse é um passo concreto para sensibilizar outros  órgãos  estaduais  a  adotar  parcerias  para  o  atendimento e desenvolvimento  de  jovens  que  cumprem  medidas  sócio-educativas no Estado. “Trata-se  de uma iniciativa importante, que servirá de modelo para  que a Fundação Procon-SP, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e o  Imesc  [todos  órgãos vinculados à pasta] cooperem no atendimento de adolescentes  infratores. Espero que em breve outros órgãos estaduais também possam dar sua contribuição  na inclusão produtiva de jovens assistidos pela Fundação Casa”, declarou.

A  parceria entre a Fundação Casa e o Itesp visa atender, inicialmente, a  35  jovens que cumprem medida socioeducativa em Liberdade Assistida. “A  idéia  é  que  o Itesp, com sua experiência na área agrícola, dê os cursos  aos  nossos  adolescentes,  o  que  permitirá  que eles usem as técnicas de cultivo como meio de geração de renda e inserção no mercado de trabalho”, diz Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa.

O projeto começará pelos municípios de Presidente Prudente, no Oeste Paulista, e Sorocaba, no Sudoeste. Serão contemplados adolescentes que estão no Ensino Fundamental. As atividades serão uma complementação às atividades oferecidas na LA. Pelo termo, caberá ao Itesp fornecer os capacitadores e equipamentos necessários à realização dos cursos de capacitação.

A Fundação Casa dará acompanhamento psicológico e social aos jovens, além de custear o transporte e alimentação dos adolescentes.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania